• begoodmust

Meditações

Atualizado: Fev 17

De Marco Aurélio, é uma das mais conhecidas obras da Antiguidade Clássica e está disponível a partir do dia 18 de fevereiro, publicado pela Ideias de Ler, chancela da Porto Editora especializada em obras de não-ficção.



Alguns poderão questionar-se sobre a pertinência que as "meditações" de um imperador romano que viveu há cerca de dois mil anos poderão ter no mundo atual. A resposta está nas palavras contidas nesta obra. Composto como um diário dividido por 12 livros, Meditações apresenta um conjunto de máximas e de reflexões pessoais, profundamente enraizadas no modo de pensar que caracteriza a filosofia estoica. Escritos durante um período turbulento, com os povos bárbaros que acossavam as fronteiras e a terrível peste antonina que grassava descontroladamente, os seus textos revelam um homem de ação que procurava a serenidade indispensável à eficácia, um homem para quem os atos humanos possuíam um valor profundo e duradouro.


O facto de Marco Aurélio ter escrito esta obra numa época de pandemia confere às suas Meditações um maior significado nos dias que correm. A peste antonina alterou completamente a vida dos habitantes do império, e Marco Aurélio, assumindo o seu papel de líder, fez tudo ao seu alcance para atenuar os seus efeitos: aconselhou-se junto de médicos, procurou fundos para combater a doença, diminuiu os gastos imperiais, reduziu os impostos, cancelou jogos e eventos desportivos, cessou atividades comerciais e enfrentou uma profunda crise económica. Apesar de todas as dificuldades e provações, ao ter colocado em prática os pensamentos plasmados nos seus diários, o exemplo virtuoso do imperador fez com que este tenha sido o último a manter intacta a pax romana e que o seu tempo tenha sido descrito como "um reinado de ouro".


Mais do que uma compilação de aforismos, Meditações é um guia de condutas que convida à reflexão sobre a forma como vivemos a nossa vida e como nos relacionamos com os outros, procurando a virtude e a perfeição moral em cada dia.

#must #itmustbegood #revistamust #meditaçoes #livro #book #lovebooks #condutas #vida #marcoaurelio #ler #leitura