top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Monção & Melgaço - Guia de Vinhos 2022

A Oficina do Livro edita no dia24 de janeiro, “Monção & Melgaço - Guia de Vinhos 2022”, do jornalista João Paulo Martins, livro que faz a história da região e distingue os melhores vinhos do ano passado.



Como é que uma zona que sempre foi conhecida pelos vinhos tintos, chegou a atualidade como exponente máximo de vinhos brancos, sobretudo na casta Alvarinho? Que alterações climáticas e geológicas estão na base da originalidade vinícola desta região à beira do Rio Minho, questiona João Paulo Martins para quem a originalidade dos vinhos e a fama secular desta sub-região dos Vinhos Verdes justificam plenamente esta edição. Mas não se trata apenas de um guia com notas de prova. Este livro comporta um capítulo sobre a história da região e dos seus vinhos, um capítulo de vinhos velhos e, como é habitual neste tipo de guias, uma selecção dos Melhores do Ano. Além dos vinhos brancos, que atualmente são os mais representativos da região, inclui rosés, espumantes e aguardentes vínicas.



Facilmente manuseável, e com um índice remissivo que torna a navegação pelas páginas mais eficaz, esta é uma obra indispensável para todos os apreciadores de vinhos de Monção e Melgaço.

bottom of page