• CarlaRibeiro

Conheça o movimento #vamosdormir

Ikea quer ajudar-nos ter boas noites de sono!  

Quando sabemos que mais de 60% dos portugueses assumem que têm problemas com em dormir bem, avaliar a qualidade do sono é um dos mais importantes contributos que a IKEA quer dar para o bem-estar geral, sendo crucial ao desenvolvimento de um estilo saudável no nosso dia-a-dia.

Sob o mote “Vamos Dormir” e com a participação da neurologista Teresa Paiva, do pediatra Mário Cordeiro, da pneumologista Susana Sousa e da especialista em sono infantil Filipa Sommerfeldt Fernandes, foram discutidos os principais hábitos e cuidados a ter em conta para melhorar a qualidade do nosso sono.


Para ter um estilo de vida saudável, não basta fazer exercício físico, ter uma dieta equilibrada, deixar de fumar e evitar bebidas alcoólicas. É fundamental, além disso, dormir bem.



“Estamos a incentivar um movimento (#vamosdormir) para dar ao sono a sua real importância. Mais do que uma tendência, estamos a promover uma mudança de hábitos. Queremos que os portugueses descubram o que o sono pode fazer por cada um de nós e o que podemos fazer pelos quartos para atingir o propósito final: o conforto de uma boa noite de sono.” comenta Helena Gouveia, responsável de marketing da IKEA Portugal. ““Para uma boa noite de sono temos que criar um ambiente confortável, considerando elementos como a luz, a temperatura, o som e até a arrumação - lembremo-nos que termos as coisas arrumadas permite-nos ter mais tempo para dormir.” reforça.


Playlist para promover o sono

Dentro do movimento “Vamos dormir”, a Ikea lançou as primeiras quatro playlists no Spotify, gratuitas e dedicadas ao tema do sono. Desde música dedicada a crianças, outra para um acordar com energia e duas para que qualquer pessoa conseguir dormir melhor.


O conforto da cama, a luz que entra no quarto... 

A Organização Mundial de Saúde revela que o distúrbio do sono afecta cerca de 40% da população mundial, sendo já considerado um problema de saúde pública muito relevante. A curto prazo, a falta de sono gera um estado emocional instável e afecta as capacidades de trabalho e de concentração, o tempo de reacção, o raciocínio lógico e a capacidade para tomar decisões. Também aumenta o risco de acidentes.

Com o acumular, a privação do sono tem repercussões devastadoras. Tirar o máximo partido das suas horas de sono é vital para o ajudar a aproveitar ao máximo as horas em que está acordado. Por isso, chegou o momento de trazermos o sono de volta para a ribalta e ver o que o descanso nos reserva. O conforto que a cama proporciona, a temperatura do corpo e a luz que entra no quarto são alguns dos factores que podem ser determinantes.


Insónia e apneia do sono

Está comprovado que a privação de sono pode provocar vários problemas. Entre eles: diabetes, doenças cardiovasculares, sonolência diurna, problemas de memória e até défice cognitivo.

Além dos maus hábitos de estilo de vida que perturbam o sono, existem algumas doenças que também o fazem. A insónia é a perturbação mais comum e estima-se que atinja 20 por cento dos portugueses. Outra perturbação muito comum é a apneia de sono. A boa notícia é que estes problemas são tratáveis e ao senti-los deve dirigir-se ao seu médico.


Benefícios da sesta

Alguns estudos indicam que uma sesta a meio da tarde pode reduzir o risco de morte por doença coronária em 37%. Por isso, aproveite o tempo de lazer, fim de semana ou férias, para dormitar e repor o tempo de sono perdido. A sesta não deve exceder os 30 a 60 minutos de duração no caso dos adultos. Caso contrário, pode entrar no sono profundo, provocando confusão e indisposição ao acordar, além de poder contribuir para insónia à noite.


Conselhos para dormir bem…

  • É necessário respeitar o ritmo biológico e ser fiel ao que o corpo pede.  

  • Não se deve praticar exercício físico à noite. É algo prejudicial ao sono e à saúde.

  • É importante fazer refeições regulares durante o dia e não jantar depois das 22h. Comer muito à noite perturba o sono.

  • Os fármacos usados para facilitar o sono têm o grave problema de criar habituação. Evite-os.

  • Se não consegue adormecer, saia da cama, beba água ou um copo de leite morno e procure esvaziar a cabeça de todos os pensamentos.

  • Desligue todos os aparelhos electrónicos antes de ir dormir.

  • Mantenha o ambiente do seu quarto escuro, já que a claridade interfere na produção de melatonina (hormona responsável pela regulação do sono).

  • Mantenha o quarto em boas condições para o repouso: temperatura adequada, pouca luz, sem ruído e bem ventilado.

  • Coloque uma planta no quarto, por exemplo, aloe vera, jasmim, lavanda, hera, que tem efeitos calmantes e purificantes.

  • Utilize roupa de cama confortável.

  • Use o quarto apenas para dormir, evitando utilizá-lo para trabalho.

#must #revistamust #itmustbegood #IKEAPortugal #sono #vamosdormir #dormir #saude #dormirbem #insonia #apneiadosono #sesta @it.must.be.good