• CarlaRibeiro

Na rota da porcelana

Sereno, elegante, decorado com as magníficas loiças da Vista Alegre, onde predominam os tons claros, é um hotel que apetece ficar para apreciar tudo ao pormenor porque aqui se respira história e nos transporta para uma viagem no tempo (a decoração, o mobiliário, as peças de porcelana...). Uma verdadeira montra artística da Vista Alegre.

Com uma área bruta de construção superior a 12 mil metros quadrados, o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, é assinado por uma equipa de arquitectos do Grupo Visabeira, liderada por Paula Fonseca Nunes e Tiago Araújo

Assim que se entra no lobby, sente-se imediatamente o conforto. Os pratos brancos expostos nas paredes, a instalação artística feita com várias peças de loiça e as placas litográficas em dourado fazem prever que estamos num hotel completamente diferente e original, que dá vontade de entrar e descobrir...



O Montebelo Vista Alegre Hotel, o primeiro cinco estrelas da região,  está enquadrado no edificado da fábrica de porcelana, tem 82 quartos e divide-se em duas áreas distintas: o hotel e o Palácio.



Decorado e pintado em cores claras (a lembrar o pó das porcelanas na altura da sua fabricação), cada um dos três pisos deste hotel, de 5 estrelas, celebra uma parte do processo de produção da porcelana da Vista Alegre, desde a modelagem, passando pelas peças em branco e, finalmente, pelas peças decoradas manualmente. Pode mesmo dizer-se que é uma montra para o universo artístico da Vista Alegre, que presta homenagem a todos os actores desta empresa, que participaram activamente, por exemplo, na sua decoração, através da instalação de peças e de desenhos murais, realizados pelos pintores da Vista Alegre. Vale a pena percorrer os três pisos.


A Fonte de Carapichel (junto à recepção), datada do século XVII e cujas estruturas e adutores, agora expostos, se encontravam ocultos sobre as antigas estruturas fabris, é um dos ícones do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel. Aqueles elementos foram descobertos durante as escavações e preservados.

Na ala moderna ficam os quartos com vista para a piscina exterior e para o Rio Boco, braço da Ria de Aveiro, o restaurante, dois bares, duas piscinas interiores, ginásio e o Spa. Esta área liga-se ao antigo palácio (onde vivia José Ferreira Pinto Basto, o fundador do grupo Vista Alegre) através de uma espectacular e inesperada escada em espiral. Aqui estão 10 dos 82 quartos do hotel. Aqui manteve-se o traçado original e a Suíte do Postigo que comunica com o altar da fabulosa Capela Nossa Senhora da Penha de França, considerado monumento nacional.  



Um espaço repleto de história e bem preservado

Situado a cerca de oito quilómetros do mar e a oito quilómetros do centro de Aveiro, o hotel está integrado num projecto de recuperação de todo o espaço fabril, que incluiu o Palácio, a Capela de Nossa Senhora da Penha de França (Monumento Nacional), o Bairro Operário, o Teatro e o Museu, num contexto paisagístico que inclui a Fonte do Carapichel e a própria Ria de Aveiro, além das duas lojas de venda ao público da Vista Alegre, uma das quais outlet, e a loja da Bordallo Pinheiro.


Dormir no Palácio!


A impressiva escada metálica de caracol é também uma marca de modernidade que associa os dois espaços, ligando o novo com a tradição e enriquecendo a sua complementaridade. A cornucópia é símbolo de fertilidade, riqueza e abundância.

O Palácio é um edifício secular cujo início de construção remonta aos finais do século XVII, mantém o traçado original, com tectos e rebocos em gesso e retratos e paisagens nas paredes. É neste edifício centenário, que foi alvo de obras de restauro e adaptação, que surgem dez quartos absolutamente singulares, incluindo quatro suítes lindíssimas.


Suíte da Capela 

A Capela de Nossa Senhora da Penha de França, que terá sido concluída em 1699, integrou o património da Fábrica em 1815, assumindo-se como o centro do núcleo fundador do bairro da Vista Alegre e marca indelevelmente esta suíte. A partir da sala de leitura da suíte (antiga biblioteca do Palácio) é possível ter acesso ao Balcão da Capela Mor, onde se pode assistir aos serviços religiosos da Capela, usufruir de uma vista privilegiada sobre toda a Capela ou admirar a proximidade do altar-mor, com especial destaque para a visão do admirável túmulo do Bispo de Miranda, D. Manuel de Moura Manuel.


Suíte do Postigo 

Desenvolve-se em três níveis e permite o contacto visual com o Altar da Capela de Nossa Senhora da Penha de França, possibilitando uma visão singular sobre este espaço único.


Suíte do Nicho 

Tem uma sala de estar com lareira e ao seu lado o acesso a uma pequena câmara que é marcada por um nicho integrado na sua parede frontal e que é marca identitária deste quarto.


Suíte da Ria 

Com frente para três dos lados do Palácio, distingue-se pela vista panorâmica que permite para o sistema lagunar que, a partir do século XVI, ficou conhecido como a Ria de Aveiro e constitui um dos mais belos acidentes geográficos da costa portuguesa, integrando os estuários dos Rios Vouga, Boco, Antuã e Fontão e cujo imaginário está muito associado aos típicos barcos moliceiros.



Tanto os corredores como os quartos são decorados com peças da Vista Alegre produzidas em exclusivo para o hotel

Onde fica:

Lugar da Vista Alegre, Ílhavo 

Tel.: 234 241 630 

Reservas:  232 420 000 

https://montebelohotels.com/montebelovistaalegre


#must #itmustbegood #revistamust #montebelohotels #vistaalegre #hotelmontebelovistaalegre #aveiro #ilhavo #travel #viagem #portugal #hotels #lovehotels #beautifulhotels #MontebeloVistaAlegreIlhavoHotel #portuguesehotel #palaciovistaalegre #familiapintobasto #grupovisabeira #arquitectura #historia #joseferreirapintobasto #musthotel #musttravel #decor #inspiraçao #porcelanas #loiças #tradicao  @it.must.be.good