• CarlaRibeiro

Este Natal não cometa excessos à mesa!

Com o Natal e o Ano Novo a chegar é recomendável escolher um menu adequado para presentear família e amigos, de maneira a que todos possam desfrutar sem cometer excessos.

É importante comprometermo-nos com um objectivo - não engordar nem um quilo – e evitar a ideia de que mais tarde faremos uma dieta para compensar os excessos

Patrícia Rufino, Nutricionista-coach da PronoKal Group, afirma que “muitas vezes ganhamos peso nesta época do ano e depois, é muito difícil livrarmo-nos desses quilos a mais” e que por isso “é importante comprometermo-nos com um objectivo - não engordar nem um quilo – e evitar a ideia de que mais tarde faremos uma dieta para compensar os excessos, porque, na maior parte das vezes, isso não acontece. 

A especialista elaborou um menu especial festas para a época que se avizinha. A família, os amigos e a sua saúde agradecem.

Pontos a ter em conta:

  1. Decida não engordar. Este é o ponto básico, porque se tomar essa decisão com firmeza, tudo será mais simples.

  2. Mantenha-se sempre hidratado. Vai ajuda a controlar melhor o apetite e assim evita o congestionamento digestivo, comum desta época por alterar a sua alimentação habitual.

  3. O prato deve ser servido em pequenas quantidades, e antes de repetir, beba água, converse com a sua família, distraia-se um pouco, e se o desejo de comer persistir, sirva-se novamente em pequenas quantidades.

  4. Não deixe de comer o que é recomendado com o pensamento de reserva até ao jantar. Muito pelo contrário, vai acabar por comer menos se fizer as cinco refeições ao dia. Comece o dia com um pequeno-almoço com proteínas. Ovo, fiambres sem gordura, muita fibra (aveia), cereais e pão integral, frutas com casca e sem açúcares, bolos e compotas.

Conselhos para um menu baixo em calorias

Partilhe o menu com a família e amigos, confie que vão agradecer, pois quem mais precisa é quem menos de cuida.


Comece com entradas ou aperitivos baixos em calorias:

  • Opte por tostas pequenas integrais com recheio: - Salmão fumado com endro - Mexilhões de vinagrete - Polvo à galega - Bacalhau com tomate - Mousse de pimento vermelho

Para segundo prato:

  • Para o prato principal escolha alimentos com pouca gordura e calorias como frango, peru, coelho, peixe ou marisco. - Peito de frango recheado - Lombo de porco recheado com ameixas - Rolo de carne recheado - Bacalhau em molho verde - Salmão grelhado - Travessa de Marisco - Coelho à provençal

  • Como acompanhamento, saladas e vegetais cozidos. Nota: não use natas e molhos. - Salada de rúcula, presunto e tomate seco - Taça de frutos vermelhos com queijo cremoso - Salada de canónigos com pera e azeitonas pretas - Endívias com guacamole - Espetadas de vegetais cozidos - Torre (timbal) de vegetais assados - Cuscuz de couve-flor e brócolos


  • Sobremesas: 

  • Para finalizar, use e abuse da fruta. Apesar de rico em frutose, o açúcar que ocorre naturalmente na fruta, este alimento é um hidrato de carbono simples que é usado como substrato energético pelo organismo. - Bavaroise de framboesa - Taça de frutos vermelhos com queijo cremoso - Mousse de iogurte com chocolate preto - Gelado de queijo fresco com puré de maçã e canela - Sopa fria de melão - Espetada de frutas - Smoothie de Manga



Beba muitos líquidos durante o dia. Água ou infusões depurativas como chá verde, camomila, gengibre e limão ou hortelã.

Bebidas:

Durante a refeição é importante que escolha bebidas como água, sumos ou refrigerantes sem açúcar – pode também beber um copo de vinho. Deixe o champanhe (só meio copo) para o final da noite.


Pós-festas:

Se cometer algum excesso nesta época festiva, é aconselhável que faça uma dieta depurativa durante alguns dias, para ajudar a reduzir a retenção de líquidos, a eliminar a acumulação de gases e sobretudo a expulsar as toxinas do organismo.


Nos dias seguintes às festas, comece com um pequeno-almoço rico em fibras, com proteínas e frutas. O almoço e jantar deverá ser à base de peixe ou carne de ave grelhados, acompanhados de vegetais cozinhados a vapor ou saladas. Entre as refeições, fruta ou iogurte.


Patrícia Rufino

Nutricionista-coach, PronoKal Group

www.pronokalgroup.com


#must #itmustbegood #revistamust #dieta #menu #menudenatal #emforma #comersaudavel #healthyfood #healthylife #pronokalgroup #nutriçao #evitarosexcessos #goodfood #xmasfood @it.must.be.good