top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Tradições de Natal no Brasil

O Natal é, na maioria das vezes, associado a neve e lareiras, mas não é celebrado desta forma em todos os cantos do mundo. A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo convida a conhecer as tradições natalícias brasileiras, que acolhem também a chegada da época mais quente do ano.


1 - Jantar de Natal

No dia 24 de dezembro realiza-se o tradicional jantar de Natal, acompanhado do clássico prato de peru e lentilhas, sinónimos de abundância e de sorte para o ano seguinte. Salada, fruta e farofa são as guarnições mais comuns. As receitas provêm, muitas vezes, da família e dos mais velhos, que vão passando as tradições aos seus descendentes.

2 – Ida à praia

O Natal brasileiro traz consigo as férias, tanto de escola como de trabalho e, por isso, é sinónimo de praia e descanso. Nesta época, as cidades da costa estão especialmente ocupadas.



3 – Amigo Secreto

Esta época é marcada também pelo elevado número de convívios entre amigos, seja da escola ou do trabalho. Existem várias iniciativas que incluem a troca de presentes entre amigos e colegas.

4 – Tradições que não se distinguem

A característica árvore de Natal e o presépio não são exceção, ao contrário da temperatura. Os brasileiros seguem a tradição cristã, montando a sua árvore em novembro e desmontando-a em janeiro, tal como o seu presépio. Também a figura do Pai Natal é popularmente conhecida por vestir roupas brancas e vermelhas, um gorro, óculos e barba. São igualmente tocadas e cantadas as músicas tradicionais de Natal, pelas ruas deste país.

Existem vários eventos que decorrem no Brasil ao longo da quadra natalícia, que refletem cada canto do país sul-americano. Alguns a destacar são:

1 – Natal Luz – Gramado (Serra Gaúcha)

Gramado recebe, até janeiro de 2023, vários espetáculos musicais, desde teatros a concertos ou desfiles. As ruas da cidade de Serra Gaúcha enchem-se de luzes natalícias e concertos corais. Esta será a 37ª edição do evento. O programa pode ser visualizado neste link.


2 – Sonho de Natal – Canela (Serra Gaúcha)

Canela recebe, anualmente, um evento familiar único, com vários efeitos visuais, criados com alta tecnologia, que procura relembrar o nascimento de Jesus Cristo e a generosidade com que a época deve ser vivida. Esta será a 35ª edição do evento, que decorre até janeiro de 2023 e promete trazer muita alegria e memórias inesquecíveis a todos os que a visitarem. O programa pode ser visualizado neste link.


3 - Luz dos Pinhais – Curitiba (PR)

Com início marcado para um mês antes do Natal, Luz dos Pinhais é considerado o maior programa gratuito de fim de ano no Brasil. Com organização da responsabilidade da sua Câmara Municipal, Curitiba recebe variados concertos, que vão desde as óperas a atuações de coros ou espetáculos de ballet, feiras e eventos gastronómicos. O programa pode ser visualizado neste link.

bottom of page