top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Conheça os novos livros que vai poder ler editados pela Porto Editora

Atualizado: 4 de set. de 2022

O novo policial de Francisco José Viegas, o início de uma saga histórica de Richard Zimler, a chegada de uma obra do ucraniano Andrei Kurkov, o primeiro romance em quase 50 anos do Nobel Wole Soyinka, as múltiplas facetas de Saramago, o poder de Os Homens de Putin, a mensagem do Papa Francisco e a poesia de Paul Celan são alguns dos títulos anunciados pelas chancelas Porto Editora, Livros do Brasil, Ideias de Ler, Albatroz e Assírio & Alvim.



O MELHOR DA FICÇÃO EM PORTUGUÊS

Na Porto Editora, a rentrée fica marcada pelo lançamento das propostas literárias de dois importantes nomes das letras portuguesas: Francisco José Viegas e Richard Zimler. Melancholia, com edição a 8 de setembro, é a nova aventura policial de Jaime Ramos. Na sequência do 30.º aniversário do célebre inspetor da PJ, esta investigação vem dar continuidade ao livro A Luz de Pequim, vencedor do Prémio Fernando Namora 2020 e do Prémio PEN 2020 Narrativa. Já Richard Zimler apresenta o romance A Aldeia das Almas Desaparecidas, o primeiro volume de uma saga tendo a família Zarco como protagonista. Um relato sobre a fuga à Inquisição fruto de uma pesquisa histórica exaustiva. Disponível a 20 de outubro.



A INVASÃO RUSSA PELOS OLHOS DE ANDREI KURKOV E UM NOVO ROMANCE DE UM NOBEL

No dia 22 de setembro, a Porto Editora publica Abelhas Cinzentas, de Andrei Kurkov. Considerado pela crítica como um dos mais importantes escritores ucranianos da atualidade, Kurkov apresenta um assombroso retrato da ocupação russa no Donbass e da vida de quem fica na zona cinzenta entre defensores e exército ocupante. Nos primeiros dias de outubro, o autor estará em Portugal para apresentar a obra.


Na mesma data, a Livros do Brasil dá a conhecer o primeiro romance em quase 50 anos do Nobel nigeriano Wole Soyinka. Considerado um dos livros do ano por publicações como o New York Times e a Time, Crónicas do Lugar do Povo mais Feliz da Terra é um murro na mesa contra os abusos de poder dado por um dos mais aguerridos ativistas políticos em África. É também o 5.º título da coleção Contemporânea. O autor será convidado do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, numa sessão agendada para 15 de outubro.


Igualmente em setembro, chega às livrarias O Acontecimento, escrito por Annie Ernaux e já adaptado ao cinema num filme vencedor do Leão de Ouro em Veneza. França, anos 60, uma universitária de 23 anos vê-se obrigada a recorrer ao aborto ilegal. Quarenta anos mais tarde, as memórias daquele acontecimento continuam presentes e inspiram esta narrativa que agora chega a Portugal através da coleção Dois Mundos.


Em outubro, destaque para a chegada de John Boyne ao catálogo da Porto Editora. Todos os lugares desfeitos é a muito esperada sequela do bestseller mundial O rapaz do pijama às riscas, e é um romance histórico devastador e belo sobre uma mulher marcada por um terrível passado e por um presente onde nunca é tarde para a coragem e para a redenção.





A NÃO FICÇÃO QUE VEM DO FRIO

Considerado um dos grandes testemunhos soviéticos da Segunda Guerra Mundial, Bábi Iar, de Anatóli Kuznetsov, será pela primeira vez publicado na sua versão integral entre nós pela Livros do Brasil. Um perturbador retrato da brutalidade da guerra pelos olhos de uma criança com edição a 20 de outubro. Irene Flunser Pimentel assina o prefácio.


Tendo como cenário as mesmas coordenadas geográficas, Os Homens de Putin proporciona uma perspetiva fundamentada sobre a real extensão do poder. Este trabalho de investigação da jornalista Catherine Belton, por cá publicado pela Ideias de Ler, foi considerado Livro do Ano pelo The Times, The Daily Telegraph, The Economist e Financial Times.



DE RUI PAULA AO PAPA FRANCISCO

Como educar filhos para não serem idiotas? é o provocador título do livro de Melinda Wenner Moyer, a publicar pela Ideias de Ler no dia 22 de setembro. Baseado na mais atual investigação científica, este livro apresenta inúmeras sugestões que ajudarão a educar crianças para serem, acima de tudo, boas pessoas.


No início do mês de outubro, destaque para os Sabores da Época, de Rui Paula. Tendo por base o trabalho que tem vindo a desenvolver nos restaurantes em que deixa a sua marca, um dos mais conceituados chefs nacionais regressa às origens e propõe receitas intemporais que valorizam os produtos locais e respeitam a sua sazonalidade.


No dia 20 de outubro, a Albatroz faz chegar às livrarias de todo o país A alegria de um sorriso, o novo livro do Papa Francisco. Referência central também no seu magistério, a alegria e o sorriso nos tempos difíceis são o tema fulcral desta mensagem de Francisco.



AS MÚLTIPLAS FACETAS DE SARAMAGO

Depois do recém-publicado A Intuição da Ilha, o relato de Pilar del Río dos dias de José Saramago em Lanzarote, o Grupo Porto Editora continuará a celebrar o Centenário do Nobel português. O livro de ensaios O Pássaro que Pia Pousado no Rinoceronte, de José Gómez Aguilera, bem como a Poesia Completa de Saramago são alguns dos novos títulos. A 16 de novembro – precisamente no aniversário do autor –, chegam às livrarias A Viagem do Elefante, numa edição ilustrada por Manuel Estrada, e o primeiro romance de Saramago, ao qual a Porto Editora devolve o título original escolhido pelo escritor – A Viúva –, deixando a caligrafia da capa a cargo de Violante Saramago Matos, a sua única filha.



OBRAS POÉTICAS MONUMENTAIS

A 14 de outubro, a Assirio & Alvim publica pela primeira vez em Portugal todos Os Poemas de Paul Celan, traduzidos do alemão por Maria Teresa Dias Furtado, que também assina o posfácio do volume. No mesmo mês, fica disponível Poesia (1960-1989), a edição de todos os poemas de Luiza Neto Jorge, numa versão revista e aumentada com inéditos recentemente descobertos.


E, no momento em que celebra os seus 50 anos de atividade editorial, a Assírio & Alvim destaca ainda a única tradução feita diretamente a partir do único original conhecido, em anglo-saxão, de uma das obras épicas fundadoras de toda a literatura inglesa: Beowulf.

bottom of page