• CarlaRibeiro

Números Que Contam Histórias

Se gostaria de melhorar os seus conhecimentos de cultura geral e, a partir de números, obter informações relevantes e desconhecidas do cidadão comum sobre áreas como o mundo, os estilos de vida, a saúde, o futuro ou o planeta terra, este livro é para si.

Números Que Contam Histórias, de André Rodrigues, Contraponto; € 15,50

Com prefácio e posfácio de duas figuras prestigiadas, o economista João Duque e o físico Carlos Fiolhais respectivamente, Números Que Contam Histórias possui textos curtos e acessíveis, de leitura rápida, que abordam 90 factos sobre Portugal e o Mundo, através dos números.


Os números estão muito mais próximos de nós do que julgamos e dominam o nosso quotidiano, mesmo que não gostemos de matemática. Mas este não é um livro de matemática, ainda que seja protagonizado por números. Confuso? Nem por isso. Este é, literalmente, um livro de cultura geral e os números são as personagens principais de histórias verídicas e cheias de informações e factos que o leitor provavelmente desconhece.


Sabia que, se o ser humano conseguisse utilizar o cérebro na capacidade máxima, armazenaria 4,7 mil milhões de livros? E que os suínos em Espanha já são tantos que ultrapassam o número de cidadãos espanhóis? Ou que um estagiário na Apple aufere 5300 euros, isto é, mais do que o nosso Presidente da República? Ou ainda que a Rússia é tão grande que tem 11 fusos horários, o que faz com que de um lado do país haja habitantes que se sentam à mesa para jantar quando do outro há gente a despertar de uma noite de sono? Fazia ideia de que as peças Lego vendidas num só ano dariam cinco vezes a volta à Terra? Ou de que a fobia à sexta-feira 13 se chama «parascavedecatriafobia»? Ou de que existem mais países filiados na FIFA do que na ONU? E de que Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo?


Se sonha com dias maiores, tem conhecimento de que, daqui a 6,7 milhões de anos, os dias do Planeta terão mais um segundo do que agora?


#must #revistamust #itmustbegood #NúmerosQueContamHistórias #AndréRodrigues #grupobertrand #livro #book #ler #leitura #reading #CiênciasSociaiseHumanas #sociologia #Contraponto #numeros @it.must.be.good