• CarlaRibeiro

Nuno Nobre na Festa do Boi em Natal

Vai haver “casamento” entre os produtos de Portugal e do Brasil

O professor universitário e consultor gastronómico Nuno Nobre vai estar presente na edição deste ano da Festa do Boi, que se realiza de 12 a 19 de Outubro em Natal, num contexto de intercâmbio e de troca de aprendizagens.



O que prova que a relação histórica que existe entre Portugal e o Brasil é muito mais que um conjunto de datas e de acontecimentos que ficaram no passado? O prazer que ambos os países têm, cada vez mais, em trocar vivências, sabores e conhecimentos. O oceano Atlântico nunca foi suficientemente grande para impedir a proximidade de dois países a quem já se atribuiu o grau de parentesco de “irmãos”.



No âmbito do Sebrae Terroir, uma iniciativa que se desenvolve em paralelo com a Festa do Boi, salientando, como o nome indica, os sabores autênticos de cada lugar, Nuno Nobre participará em debates e oficinas técnicas, algumas das quais destacarão produtos portugueses – como as algas, bivalves, mel, ouriços-do-mar, queijos, peixe – que, em alguns casos, serão “casados” com produtos locais.

E porque a autenticidade não tem nacionalidade nem sotaque, Nuno Nobre irá efectuar várias visitas técnicas pela região de Rio Grande do Norte – à família que faz tapioca há três décadas, a uma plantação de fruta tradicional, a um produtor de ostras orgânicas, a uma comunidade de mulheres que se dedicam à apanha de vangole e amêijoas – e, no dia 14, tem encontro marcado com o colectivo de chefs Arenga, com quem, num ambiente informal, cozinhará e falará da sua experiência, pessoal e profissional, que passa, em grande parte, pela recuperação e valorização de produtos autóctones e endógenos portugueses.

À chegada a Natal, Nuno Nobre levará uma mala cheia de portugalidade para partilhar que, no regresso, estará, com certeza cheia, de saberes e sabores brasileiros e, mais importante, vontade de manter em lume forte a relação (gastronómica e não só) que existe entre dois países tão ricos e tão próximos.        

#must #revistamust #itmustbegood #nunonobre #festadoboi #natal #brasil #portugal #sabores #saberes #gastronomia #produtosportugueses #saboresdobrasil #portugalbrasil