• begoodmust

O Amante do Vulcão

Atualizado: Out 6

Susan Sontag é um dos nomes mais marcantes da vida intelectual americana do século XX – e O Amante do Vulcão é uma referência-chave na sua obra: por um lado, trata-se de um romance histórico que nos transporta ao cenário de Nápoles no século XVIII; por outro, os seus temas são atuais e a sua escrita moderna.



Esgotado há muito, este clássico contemporâneo (com tradução de José Lima) estará disponível nas livrarias a partir do dia 2 de outubro, numa nova e cuidada edição.


O «amante do vulcão» referido no título é Sir William Hamilton, diplomata, arqueólogo, vulcanólogo e antiquário britânico – um temperamento erudito e curioso que é também recordado como o marido complacente de Emma Hamilton, amante do Almirante Nelson, famoso pelas suas intervenções nas Guerras Napoleónicas e depois vitorioso na batalha de Trafalgar. A história decorre em Nápoles, onde, de 1764 até 1800, Sir William, conhecido como il Cavaliere, foi o embaixador britânico no então reino das Duas Sicílias.


Quanto à estrutura do romance, é uma espécie de tríptico, dividido entre Hamilton, a sua esposa e Lord Nelson. No amor que irrompe entre Emma e Lord Nelson, o Cavaliere encontra outro daqueles fenómenos naturais da vulcanologia que ele só pode observar, nunca experimentar – Emma, cheia de alegria e uma certa vulgari-dade, egoísmo, amor à vida, e crueldade; Nelson, uma fonte de mistério, herói mili-tar e também um homem de espírito contraditório e um tirano impiedoso. O resultado, na visão de Sontag, só pode ser prodigioso. Um romance inesquecível.


#must #itmustbegood #revistamust #livro #book #ler #leitura #lovebooks #romance #oamantedovuilcao #amor