top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

O Grande Círculo

Atualizado: 5 de jun. de 2022

Porto Editora publica O Grande Círculo, finalista do Booker Prize 2021, um monumental romance de Maggie Shipstead, que leva os leitores numa viagem inesquecível – através da Lei Seca e da Segunda Guerra Mundial, desde o Montana a Londres e até à Hollywood dos nossos dias –, seguindo a vida de uma audaciosa aviadora e os seus ecos durante esse século. Preço: 22€.

Marion Graves sempre foi ousada. A sua infância selvagem nas florestas do Montana (depois de ser resgatada, ainda bebé, do naufrágio de um transatlântico) já o prenunciava, as missões voadas num Spitfire durante Segunda Guerra Mundial confirmaram-no. Quando, em 1950, decide realizar o seu mais temerário feito, circunvoar O Grande Círculo – um voo sobre o globo, sobrevoando Polos Norte e Sul – desaparece sem deixar rasto, com um mistério por resolver como legado.


Meio século depois, a lenda de Marion Graves chega a Hollywood e Hadley Baxter é a escolhida para a interpretar. Estrangulada pelo meio, Hadley está ansiosa por se reinventar depois de ter protagonizado uma série de filmes românticos que a fecharam num papel de culto. A vida da aviadora parece ser a oportunidade certa para isso e exerce nela um fascínio irresistível, forçando-a a imergir na história. O envolvimento na personagem desdobra-se, de forma emocionante, lado a lado com a história da própria Marion, quando os destinos das duas mulheres – e a sua ânsia de autodeterminação em geografias e épocas muito diferentes – colidem.


Para o júri do Booker Prize de 2021 este é “um livro com tremenda ambição narrativa e escala” e que nos puxa “para os seus mundos criados de forma vívida – do Montana da Lei Seca, à Grã-Bretanha da guerra e até à Hollywood de hoje – e faz-nos querer morar neles indefinidamente.” Maya Jasanoff, a presidente do júri, sublinhou ainda a extraordinária habilidade de “evocar personagens e cenários tão completos que se sente que os conhecemos – espraiando a sua história em cada frase maravilhosamente trabalhada”.


bottom of page