top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

O Perigo de Estar no Meu Perfeito Juízo

Rosa Montero discorre sobre a relação entre génio artístico e desequilíbrio emocional. Recorrendo às suas experiências de vida, às biografias de outros escritores e a estudos científicos, a autora disseca a partícula de loucura patente no ADN do ato criativo.

Preço: 16,65€



Precisamente quando passam vinte anos sobre a edição desse marco literário que foi (e continua a ser) A louca da casa, a Porto Editora publica O perigo de estar no teu perfeito juízo, uma nova prova da capacidade extraordinária de Rosa Montero de misturar ficção, autobiografia e ensaio. O resultado é uma obra perspicaz, tocante e bem-humorada sobre o custo da «normalidade» e o valor da diferença. Em causa está a relação entre a criatividade e uma certa extravagância, aquela ténue linha que separa a genialidade do desequilíbrio emocional e consequente alienação.


O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 9 de fevereiro. A 16 de fevereiro, às 19:00, decorre o lançamento da obra, numa sessão a realizar no Cine-Teatro Garrett (sala de atos), na Póvoa de Varzim, no âmbito da 24.ª edição do festival Correntes d’Escritas.


«Cabeça voadora», de imaginação que galopa com vontade própria, neste livro Rosa Montero prova que «todos nós somos esquisitos». Que, entre artistas, «de facto, verdadeiramente estranho é ser normal ». Terá a criação algo a ver com a alucinação? Será que o sermos artistas nos torna mais propensos a taras, fobias e obsessões, a estados de depressão e até ao suicídio? Questões que há longos anos apoquentam a autora e às quais dá finalmente resposta nesta obra.


bottom of page