• begoodmust

O Primeiro Amor de Dom Carlos

Maria João Fialho Gouveia, humanista e amante das Artes, da História e da Cultura, lança o seu nono livro a 21 de outubro e junta-o à sua vasta coleção de romances históricos, dos quais a Bertrand Editora publicou já Os Távoras – Entre a virtude e o pecado e Dona Filipa e Dom João I – Unidos pelo amor e pelo reino. Preço: 17,70€



O Primeiro Amor de Dom Carlos acompanha o primogénito de Dom Luís I e de Dona Maria Pia, e herdeiro do trono, num verdadeiro périplo pelo final do século XIX em Portugal, a partir do momento em que conhece Amapola.


O primeiro encontro de Carlos e Amapola dá-se em Cascais, durante o verão de 1879. Ela tem uma casa de férias no Monte Estoril, ele instala-se, como habitualmente, na Cidadela daquela vila. Amapola de la Gran Torre Caminha de Castro é uma fidalga luso-galega, de apregoadas origens, mas estatuto mediano. Dom Carlos é o primogénito de Dom Luís I e de Dona Maria Pia e, como tal, futuro rei de Portugal. É esta a distância que os separa.


Une-os, porém, o mesmo apego à arte e à cultura, nomeadamente à pintura, a que ambos gostam de entregar-se. E, sobretudo, enlaça-os uma paixão avassaladora, que os obriga a fugir juntos e a enfrentar as amargas consequências do seu desvaire. Uma azeda discussão vem interromper o seu idílio – a distância, afinal, não é apenas de estatuto, mas também de valores –, a que logo se junta o inesperado noivado de Dom Carlos com uma princesa estrangeira.


Apesar de desolada e de coração partido, Amapola é levada a desposar um antigo pretendente, e as vidas do príncipe real e da fidalga luso-galega seguem, aparentemente, em paralelo, sem pontos de contacto. Mas estará o seu grande amor esquecido? Conseguirão eles resistir à atração que os ata um ao outro?


#must #itmustbegood #revistamust #livro #ler #leitura #lovebooks #books #OPrimeiroAmordeDomCarlos #bertrandeditora #MariaJoãoFialhoGouveia