• CarlaRibeiro

O sorvete (sem álcool) que sabe mesmo a uva!

Atualizado: 12 de Set de 2018

Habituados a aceitar desafios, Patrícia e Rui Pascoalinho aceitaram também o que foi lançado pelos Vinhos do Tejo, através da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo): fazer um sorvete de uva Fernão Pires.

Assim, a casta Fernão Pires do Tejo saltou da vinha para um sorvete artesanal, com a assinatura da Pascoalini, a geladaria com berço em Santarém, que desde a sua génese tem apostado em transformar sabores do Ribatejo em gelados e sorvetes. No que toca à fruta, este projecto de Patrícia e Rui Pascoalinho, já desenvolveu sorvetes com melão e morangos de Almeirim.

Deste modo, nasceu um delicioso sorvete, com verdadeiro sabor a “uva de vinho”. Destaque para o facto de ser confeccionado, propositadamente, com grainha (que se sente, mas de forma suave), a fim de lhe conferir um lado mais vitícola. A ideia é sentirmos que estamos a comer um gelado de uva de vinho! E isso não quer, em nada dizer, que haja presença de álcool. Não se trata de um gelado de vinho – como é o caso do que a Pascoalini criou, em parceria com a Quinta da Alorna (também do Tejo), à base do seu Abafado 5 Anos. Este é um sorvete de fruta, com cerca de 35% de Fernão Pires do Tejo, ao qual se juntou água, limão, açúcar e dextrose.


O sorvete ‘Fernão Pires do Tejo’ já está à venda nas lojas da Pascoalini, em Santarém, Lisboa e Almeirim, e também nas suas motos de street food. É uma edição especial, dado à sazonalidade do produto que lhe dá origem. Por essa razão, estará disponível apenas na época das vindimas, ou seja, durante os meses de Setembro e Outubro.


Onde fica:

Geladarias Pascoalini

Lisboa: Rua da Palmeira, 2

Santarém: Avenida Andaluz, 19A

Almeirim: Mercado Municipal de Almeirim

https://www.facebook.com/pascoalini.geladaria/

Fotos: ©CVR Tejo, por Gonçalo Villaverde


Créditos: V.E.


#must #itmustbegood #revistamust #CVRTejo #vinhosdotejo #castafernaopires #vindimas #vinhosbrancos #wine #winelovers #lovewine #vinhosdeportugal #tejowines #winesofportugal #passeiopelotejo #escaroupim #ribatejo #sorvete #pascoalini #escaroupim #gastronomia #taste #provadevinhos #winelovers @it.must.be.good