top of page
  • Foto do escritorCarlaRibeiro

“Aqui está” o restaurante italiano que tem um bar de mozzarella e degustações de produtos premium

Depois do grande sucesso na Invicta, o Obicà, restaurante italiano que celebra os melhores produtos DOP e IGP, chegou finalmente a Lisboa! Obicà, ou “Aqui está” em napolitano, oferece uma carta focada nos melhores produtos certificados italianos provenientes de zonas com designação de origem protegida, proporcionando uma experiência única de degustação de pratos e produtos típicos das regiões de Genova, Padua, Florença, Puglia e Campana.



Situado no bairro do Príncipe Real, o novo Obicà Mozzarella Bar, Pizza e Cucina promete trazer à cidade de Lisboa uma nova forma de degustar a gastronomia italiana, proporcionando momentos de partilha com amigos e família ao redor da mesa. O restaurante é o segundo espaço da cadeia internacional Obicà em território nacional, depois da abertura no Porto em 2021.



Pioneiros mundiais no desenvolvimento do conceito de Mozzarela Bar, o Obicà tem na Mozzarella di Bufala Campana DOP, feita com leite de búfala das planícies de Campana, um dos grandes ex-libris. Em Lisboa, além de outras especialidades como a Stracciatella ou a Ricotta, há duas novidades: a Burrata Pugliese Affumicata, cremosa e fumada, e o surpreendente Camembert di Bufala DOP.


Outro dos grandes destaques do menu são as Degustazioni, tábuas de degustação que convidam à partilha e a uma viagem pelas tradições de diferentes regiões italianas. Entre as quatro Degustazioni disponíveis está a Mozzarella Bar Experience, uma experiência completa para até 8 pessoas que inclui dois tipos de mozzarela, uma seleção de charcutaria, crostino com tomate cherry e manjericão, tomate confitado, alcachofras assadas, pesto de manjericão e focaccia de orégãos.



Para quem preferir experimentar algumas das especialidades servidas nas Degustazioni em porções individuais, as secções Piatti Piccoli e Lievitati são a escolha acertada. Além dos dois tipos de Focaccia de fermentação natural, no capítulo das entradas há ainda opções como a Bresaola di Chianina IGP, uma das melhores e mais caras carnes do mundo, o Prosciutto Crudo di Parma Galloni DOP com 24 meses de cura ou os Crochette di Prosciutto Cotto e Parmigiano Regiano DOP.


Com um grande destaque na carta, as Pizzas surgem completamente renovadas, com uma massa mais alta, leve e fofa, resultado do processo de fermentação natural de 48 horas e da utilização da farinha artesanal Molino Paolo Mariani. Funghi Porcini, N’Djuja e Patate e Bufala DOP são três das opções entre as 10 disponíveis.


Na secção Pasta e Zuppe, o protagonismo recai nos diferentes tipos de massa, preparadas por produtores locais a partir das melhores variedades de trigo duro italiano – todas as formas são desenhadas em bronze e secas com o método tradicional Cirillo. Aqui, sobressaem o Tagliolini al Funghi Porcini e Salsiccia (com Ragú de Cogumelos Porcini e Salsicha), o Tagliolini al Tartufo (com Trufa Negra) e o tradicional Cacio e Pepe (com Pecorino Romano DOP 17 e Pimenta com Crusco di Senise IGP). Já os Gnocchi di Patate são feitos na cozinha do Obicà e servidos com Fondue di Camembert di Bufala, Gorgonzola DOP, Pera caramelizada e Nozes.



Entre sugestões de carne, peixe e vegetarianas, há ainda Secondi para todos os gostos. É o caso da Tagliata di Manzo, da Cottoleta a la Milanese, do Branzino Scottato ou da Parmigiana di Melanzane. Para uma refeição mais leve, pode também optar-se por uma das seis Insalate, incluindo três opções vegetarianas.


Para finalizar a refeição, o Obicà não facilitou a decisão dos clientes. A juntar-se ao incontornável Tiramisù, estão sobremesas como a Torta di Ricotta di Bufala e Marron, o Semifreddo al Torroncino ou o Frangipane Alle Mandorle. Difícil será ficar-se apenas por uma.

A marca Obicà chega a Lisboa pela mão de um grupo de investidores nacionais, mantendo ao leme o chef executivo Rodrigo Varela, que irá supervisionar ambos os espaços. Em Lisboa, a cozinha ficará a cargo do chef Luis Minuzzi, especialista em fermentação e pão de massa mãe. Além dos chefs, toda a equipa do Obicà recebeu formação em Itália antes da abertura do restaurante.




O bar onde será possível beber um aperitivo enquanto aguarda pela mesa

Com um espaço confortável e contemporâneo, com capacidade para cerca de 100 pessoas, o Obicà Lisboa conta ainda com um bar onde será possível beber um aperitivo enquanto aguarda pela mesa. À espera de ser descoberta está uma completa carta de cocktails, vinhos, cervejas e licores italianos, perfeitos para fazer um brinde à verdadeira dolce vita.


A nível internacional, a marca Obicá está presente em mais de 20 cidades, em cinco países: Milão, Florença, Roma e Palermo (Itália), Londres (Reino Unido), Nova Iorque (Estados Unidos da América), Tóquio (Japão), Istambul (Turquia) e Porto e Lisboa (Portugal).


Obicà Mozzarela Bar

Rua da Escola Politécnica, 90,

1250-100, Lisboa

Horário de inverno:

Domingo a quinta-feira, das 12h30 às 16h30 e 19h às 23h

Sexta e sábado, das 12h30 às 16h30 e das 19h às 00h30


bottom of page