• begoodmust

OH K! Kombucha: mais do que uma bebida da moda!

Atualizado: 30 de Nov de 2020

Já reparou que é muito mais fácil encontrar algo saudável e saboroso para comer do que para beber? Foi dessa constatação que nasceu a OH K! Kombucha, uma bebida 100% saudável, biológica, ecológica e nacional, características que lhe atribuíram o prémio Produto do Ano 2020. Além disso, é tão versátil que pode ser usada em batidos, cocktails e até em deliciosas sobremesas.


Tudo começou num jantar doméstico, com Renato Braz e a família a constatarem como era difícil encontrar uma bebida saudável para acompanhar a refeição: as opções disponíveis no mercado eram dolorosamente repetitivas e sem graça. Foi então que decidiram meter mãos à obra e, após testarem várias alternativas, surgiu a solução: a kombucha, mas uma kombucha muito especial… De “chá da imortalidade” a bebida da moda O que é kombucha? A primeira referência sobre a bebida remete para a China no ano de 220 a.C., onde era conhecida como o chá da imortalidade, contribuindo para a desintoxicação do organismo e reforço da energia. Resumidamente, obtém-se adicionando ao chá, preto ou verde, uma cultura de leveduras e bactérias designada SCOBY (ou Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast) e açúcar para desencadear a fermentação, sendo que este último é quase totalmente eliminado durante o processo.

Características benéficas para a saúde O resultado tem sido reconhecido pelas suas características benéficas para a saúde: diversos estudos indicam que ajuda a proteger as células do fígado, regulariza a função intestinal, melhora a capacidade de absorção dos nutrientes dos alimentos, é uma fonte natural de antioxidantes e, sendo rica em polifenóis e ácidos orgânicos, tem uma ação antimicrobiana e antifúngica. Por isso mesmo o interesse pela kombucha ressurgiu na última década a nível internacional, tendo-se tornado na bebida da moda nos EUA, Austrália, Brasil, no Norte da Europa e na vizinha Espanha. Em Portugal, o número de consumidores não para de crescer.


100% saudável e premiada Combinando tradição com inovação, a OH K! Kombucha tem uma forte identidade, plena de cor, riqueza e sabor. Eis o que a torna tão especial: - É uma bebida 100% biológica, feita com chá verde biológico dos Açores. - As receitas são elaboradas com grandes quantidades de plantas e frutos e produzida de forma tradicional, sem qualquer tipo de aditivos ou conservantes. - É a kombucha com o teor de açúcar mais baixo do mercado português (varia entre 0,2 gramas/100 ml a 1,4 gramas/100 ml). - Graças a um processo técnico inovador no setor, a produção, armazenagem e distribuição são feitas à temperatura ambiente, sem desperdício energético e o impacto ecológico da refrigeração (praticamente todas as kombuchas europeias têm de ser refrigeradas). - O processo de fermentação continua na garrafa, ou seja, o sabor melhora com o passar do tempo. - É uma kombucha 100% nacional.

Produto do Ano 2020 Tais características levaram a que, com apenas um ano de mercado, a OH K! Kombucha tenha recebido o prémio de Produto do Ano 2020, o único a nível mundial (o Product of the Year é atribuído em mais de 40 países) que premeia produtos que se destacam pela inovação e com o voto direto dos consumidores. Trata-se de uma importante distinção considerando que a maioria dos restantes vencedores estavam associados a marcas já bem conhecidas a nível nacional. Uma bebida versátil: cocktails e sobremesas para este Natal A OH K! Kombucha está disponível em três sabores (para já…): Ginger, com gengibre e limão; Pure, com chá verde e jasmim; e Red, com frutos silvestres. Saudáveis e saborosas, podem ser personalizadas ao gosto de cada um, por exemplo acrescentando-lhes pedaços de fruta. Melhor ainda, podem também ser usadas para fazer mocktails e cocktails e até deliciosas sobremesas. Veja em: https://www.itmustbegood.net/post/oh-k-kombucha-receitasdenatal

Faça você mesmo: Manual da Kombucha já à venda Porque quis “partilhar o prazer que é fazer esta bebida pelas nossas próprias mãos”, diz o mestre kombucheiro Renato Braz, foi lançado em outubro o livro Manual da Kombucha. “Trata-se da fermentação mais fácil, versátil e saudável de fazer em casa, podendo ser personalizada com qualquer planta, vegetal, fruta, infusão ou especiarias”. Da sua autoria, em parceria com Susana Gouveia, chefe de produção da OH K! Kombucha, o Manual explica com detalhe todos os passos a seguir para fazer a bebida ao gosto de cada um. O livro encontra-se à venda em www.alojadakombucha.pt, tal como todos os utensílios e ingredientes necessários.


Mais informações: https://ohk.pt www.instagram.com/ohk_kombucha www.alojadakombucha.pt

A OH K! Kombucha encontra-se à venda, além da loja online, no supermercado do El Corte Inglês e nas lojas Miosótis e Biofrade, entre outros pontos de venda identificados no site. Packs com 4 garrafas de 20cl custam 7,64€.

#must #itmustbegood #revistamust #100saudável #versátil #premiada #OHKKombucha #bebida #Natal #nutriçao #saude #chadaimortalidade #kombucha #bebidasaudavel