top of page
  • Foto do escritorCarlaRibeiro

Roteiro literário de José Luís Peixoto

Viagem aos territórios de António Botto, Camões e Gil Vicente.



Entre a poesia e a geografia, José Luís Peixoto alarga o conceito de livro de viagem com um roteiro literário aos territórios de António Botto, Camões e Gil Vicente, um périplo por mais de sessenta locais de interesse nos municípios de Abrantes, Constância e Sardoal. Onde chega às livrarias a 21 de julho.


A nova experiência literária de José Luís Peixoto revela o autor no seu melhor e numa ligação profunda aos lugares. «São textos que se relacionam com os lugares e foram escritos concretamente sobre estes lugares, mas trazem várias ideias», explica o escri-tor, sobre os fragmentos de prosa poética que compõem esta viagem.


Livro múltiplo e absolutamente coeso, sobre miradouros e distância, árvores e tempo, rios e caminho, sobre fé, história, sobre ler, estar e ser, sobre Abrantes, Constância, Sardoal e o mundo inteiro.


Textos ou lugares, talvez poemas. O livro é difícil de resumir, mas fácil de entender, claro como um mapa. Não saberemos realmente o que perdemos se não lermos, se não formos lá.

José Luís Peixoto desafia-nos a acompanhá-lo ao longo de um território de paisagem e de escrita, de pequenas e de grandes descobertas, de enormes revelações.

O lugar onde estamos é a vida.



bottom of page