top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Os Cinco Homens que Mudaram Portugal para Sempre, Biografias Cruzadas, do Berço à Democracia

Da jornalista e investigadora Isabel Nery, é editado pela Dom Quixote na próxima terça-feira, 28 de Junho. Mário Soares, Sá Carneiro, Álvaro Cunhal, Freitas do Amaral e Ramalho Eanes são os políticos responsáveis pela mudança mais importante da história moderna do país: a transição para a democracia. Aqui se conta como foram as suas vidas, os seus sucessos e insucessos, o que mais os marcou e o que os fez lutar –, e como todos eles se cruzaram nesse período extraordinário saído de 40 anos de ditadura.




Se Mário Soares regressa a Portugal três dias depois do 25 de Abril, Álvaro Cunhal chegará logo a seguir. Ambos tinham uma multidão à espera, mas cada um deu um rumo diferente à revolução. Enquanto os dois exilados testavam um lugar na vida portuguesa, Francisco Sá Carneiro era chamado do Porto a Lisboa para se reunir com Spínola, o presidente da Junta de Salvação Nacional. Por esses primeiros dias de liberdade, havia ainda espaço para a democracia cristã liderada por Diogo Freitas do Amaral. E embora António Ramalho Eanes estivesse em África no dia da revolução, o general ficaria para sempre associado ao 25 de Novembro de 1975, qua do a instabilidade do Verão Quente amaina e tudo, ou quase tudo, se clarifica... Soares, Sá Carneiro, Cunhal, Freitas do Amaral e Ramalho Eanes: sem estes cinco homens, é difícil imaginar Portugal.


“A natureza bendiz os sobreviventes. As lendas afagam os predestinados. Imunes a adversidades e tragédias familiares, os nossos cinco homens viveram para contar a sua própria história. E para liderar a do país. Vão lutar pelo poder. Vão ser amigos. Vão ser inimigos. Vão tentar aniquilar-se. Vão comungar de alguns valores e confrontar-se por outros. Vão ditar os destinos de Portugal – até poder contabilizar mais tempo de vida em democracia do que em ditadura.”


bottom of page