• CarlaRibeiro

Os pratos de Tiago Bonito contam histórias...

Tiago Bonito, o irreverente e perfeccionista chef executivo do Largo do Paço, acaba de desenhar uma nova carta de autor, arrojada e criativa, que reflete, na íntegra, a sua própria identidade enquanto chef.


Chef Tiago Bonito volta a surpreender com nova e arrojada carta no Largo do Paço (*Michelin)

Todos os seus pratos têm uma história por detrás deles, têm raízes, memórias e experiências. A carta que apresenta agora é uma ode à estação estival, “ao sol da costa portuguesa, aos campos em flor e aos pastos verdejantes repletos de vida”, acrescenta o chef. “Valorizo os produtos da época, nacionais e locais, de forma a garantir que à mesa dos clientes chegam pratos primorosamente apresentados, preparados e confecionados com ingredientes da melhor qualidade, estando sempre salvaguardada a variedade e complementaridade que a paleta de sabores dos produtos sazonais oferece”, assegura Tiago Bonito, o premiado jovem chef que em 2017 assumiu a liderança do Largo do Paço.


Distinguido com uma Estrela Michelin, o restaurante Largo do Paço encontra-se em pleno centro histórico da romântica cidade de Amarante, inserido no luxuoso hotel de charme, Casa da Calçada, com quem partilha todos os exigentes requisitos da cadeia internacional, Relais & Chateaux.

 Paladares e mandamentos

 Na nova carta preparada surgem dois menus centrais, de degustação: “Caminhos” e “Identidade”. No menu “Caminhos” o chef propõe uma viagem pelos paladares dos locais que marcaram a sua vida e as suas vivências, de norte a sul de Portugal. No menu “Identidade” são apresentados 10 novos pratos que refletem os 10 mandamentos do próprio chef, mandamentos que norteiam toda a sua atividade profissional.



De “Caminhos” a “Identidade”, passando por toda a carta do Largo do Paço, permanecem comuns, e transversais, a sazonalidade dos ingredientes o respeito pela nobreza de cada produto, a rigorosa selecção de ingredientes e produtores e o extremo cuidado na confeção e apresentação de cada um dos pratos.


Uma homenagem à mãe, às flores e às ervas aromáticas

Dos best-sellers da nova carta, destacam-se os pratos “Jardim do Chef”, uma homenagem e dedicatória à sua mãe, que é uma amante de jardins, flores e ervas aromáticas, o “Carabineiro do Algarve”, que representa a sua passagem e viagem pelo Algarve durante vários anos e a sua grande ligação ao mar. Destaque ainda para o “Cherne ao Sal”, que tem por base um método com o qual adora trabalhar, pois realça o sabor e o produto, e para a “Açorda de Marisco” feita com pão alentejano, crustáceos e bivalves, ligada no momento com gema e coentros. Nas carnes, o chef destaca o “Vitelão Nacional” grelhado com carvão vegetal e acompanhado por legumes grelhados, que reflete as suas memórias de infância e respetivas tradições familiares.


Nos doces, Tiago Bonito realça o “Café Gelado” uma sobremesa composta por cacau, framboesa e pimenta rosa, que lhe relembra os tempos vividos em Chicago, onde bebia café gelado e sem açúcar e o prato “Mel do Marão”, uma declarada homenagem à região e à estação em que as abelhas começam a produzir mel.



Tiago Bonito é um apaixonado pelas artes da cozinha e considerado um declarado talento da alta cozinha portuguesa, tendo conquistado o título de Chefe Cozinheiro do Ano em 2011, no mesmo concurso em que se distinguiu com o Troféu de Inovação.


Palácio do século XVI

O Hotel Casa da Calçada Relais & Chateaux é um palácio do século XVI, com o rio Tâmega a seus pés, que proporciona uma verdadeira experiência real, em tempos modernos. Os quartos intemporais, o serviço sofisticado, os amplos jardins que acolhem os hóspedes, as vinhas que deslumbram e um restaurante ímpar, fazem deste espaço um refúgio escondido, entre o Porto e o Vale do Douro.

O restaurante Largo do Paço está aberto terça-feira a sábado, aos jantares (19h30 – 22h30).

Encerra Domingo e Segunda-feira.

Tel.: 255 410 830

http://www.casadacalcada.com/pt

http://www.largodopaco.com/


#must #revistamust #itmustbegood #largodopaço #casadacalcada #amarante #portugal #cheftiagobonito #restaurante #gastronomia #saboresdeportugal #gastronomy #porto #hotelcasadacalcada #turismo #viajar #nortedeportugal #estrelamichelin

@it.must.be.good