• CarlaRibeiro

Actividades para viver o Outono em Sintra

Nos parques e monumentos de Sintra, a agenda preenche-se com propostas ecléticas e cativantes para aproveitar os tempos de lazer, e deixa já no ar um cheirinho a Natal.


Novembro deixa cheirinho a Natal nos parques e monumentos de Sintra. (Foto: PSML Luis Duarte)

O primeiro fim-de-semana de Novembro marca o encerramento das “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, no Palácio Nacional de Queluz, uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais e Setecentistas de Portugal – Divino Sospiro, com direção artística de Massimo Mazzeo, que celebra o esplendor setecentista e oitocentista com repertórios enquadrados no contexto histórico do monumento.


No dia 3 de Novembro, às 21h30, na Sala do Trono, a Orquestra Barroca Casa da Música marca presença neste evento pelo segundo ano consecutivo, desta vez acompanhada pelo solista e maestro alemão Andreas Staier, um dos grandes nomes da música antiga internacional. Juntos apresentam “Portugal no mapa do barroco e um ‘hit’ de Boccherini”, um programa em torno dos dois concertos para tecla de Carlos Seixas (1704-42) e da música ibérica de Setecentos.



No domingo, dia 4 de Novembro, às 21h30, também na Sala do Trono, Raffaela Milanesi (soprano) invoca a escola napolitana, que marcou a escrita lírica e orquestral do cenário musical setecentista português. Acompanhada da orquestra Divino Sospiro, sob a direcção de Massimo Mazzeo, protagoniza o programa “Mozart e o estilo Napolitano”, que fecha a 4.ª Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra.


No sábado, 10 de Novembro, é tempo para mais uma “Viagem à Corte do Século XVIII” que conduzirá à descoberta dos recantos e da história do Palácio Nacional de Queluz. Nesta actividade, entre muitas outras surpresas, os participantes vão ouvir cantar e dançar músicas de setecentos.


No dia 17 de Novembro, às 11h, na Quintinha de Monserrate/Tapada de Monserrate, oportunidade única para as famílias partirem à descoberta da natureza, com a actividade “Famílias na Floresta”. Nesta iniciativa da Parques de Sintra e da Movimento Bloom procura-se estimular a aquisição de competências individuais e coletivas, o espírito de equipa, a cumplicidade, a valorização e o respeito pelos outros e pela biodiversidade. Haverá, assim, tempo e lugar para correr, trepar, jogar, dar asas à criatividade e fazer abrigos e obras de arte com elementos naturais.

As sessões pautam-se por actividades Sharing Nature, metodologia de aprendizagem inspirada no método de Flow Learning, que valoriza a aplicação da componente lúdica aos jogos, atividades e oficinas a realizar, permitindo por meio das brincadeiras que os participantes aprofundem as relações consigo próprios, com as outras pessoas e com o mundo natural.


No dia 18 de Novembro, às 10h30, a magia do Natal toma conta do Palácio de Monserrate com o concerto para bebés “Manhã de Natal”, um espectáculo musical interativo que estimula o sentido melódico e rítmico dos participantes e promove a interação lúdico-musical entre pais e filhos.


Também a pensar nos mais pequenos, a actividade “O Tesouro do Rei” regressa ao Palácio Nacional de Sintra no dia 24 de Novembro, às 15h. Neste jogo de pistas, recomendado para famílias com crianças a partir dos seis anos, os participantes são convidados a desvendar enigmas e a completar tarefas para descobrirem onde está guardado o tesouro do rei.


No Picadeiro do Parque da Pena prossegue, até 25 de Novembro, a mostra “International Garden Photographer Of The Year” (IGPOTY), a maior exposição mundial de fotografia especializada em jardins, plantas, flores e botânica, que reúne as 39 fotografias vencedoras do certame. Destaque para a imagem “Cerrado Sunrise” (Nascer do Sol no Cerrado), vencedora geral da competição, da autoria de Márcio Cabral. O fotógrafo brasileiro, especialista em fotografia de paisagens e subaquáticas, é considerado um dos cinco melhores do mundo em fotografia panorâmica.


www.arteequestre.pt

https://www.parquesdesintra.pt/programacao-cultural

www.parquesdesintra.pt

www.facebook.com/parquesdesintra

https://www.instagram.com/parquesdesintra/


Fotos: SML Bruno Barata; Emidio Copeto; PSML_Diogo Rodrigues; Movimento Bloom; PSML Emigus; PSML Wilson Pereira; PSML Luis Duarte


#must #itmustbegood #revistamust #noitesde #Queluz #Famíliasna #Floresta #TapadadeMonserrate #sintra #ViagemaCorte #PalácioNacionaldeQueluz #Concertoparabebes #manhadenatal #ExposiçaoIGPOTY #parquedapena #cultura #concertos #natal #parquesdesintra #monumentos@it.must.be.good