• CarlaRibeiro

Paço de Teixeiró: os verdes que querem conquistar Portugal e o mundo

Dois vinhos de perfil sério, fresco, complexo e muito gastronómico, reforçando uma nova faceta dos Vinhos Verdes.

Paço de Teixeiró Avesso e Paço de Teixeiró Branco

Na posse da família Montez Champalimaud há vários séculos, a Quinta de Paço de Teixeiró tem sido uma testemunha viva da evolução da região dos Vinhos Verdes. Tal como a Quinta do Côtto, emblemática propriedade da família no Douro, este é um legado familiar preservado geração após geração que hoje introduz outro capítulo na sua história: a apresentação de novo posicionamento e imagem.


Localizada na sub-região de Baião, nos contrafortes do Marão, a Quinta de Paço de Teixeiró usufrui de um terroir único e diferenciador, caracterizado por um microclima com vontade própria, com noites frias provocadas pela proximidade da serra e pelos solos ainda durienses (xisto). Tudo isto lhe permite que seja a sede natural da casta Avesso, uma das promessas da região e a base dos vinhos da casa.


Paço de Teixeiró Branco 2017 : Elaborado a partir das castas Avesso (80%) e Loureiro (20%), de vinhas com mais de 35 anos de idade, surpreende pela complexidade e profundidade. Revela uma boa mineralidade, com aromas cítricos e florais, combinados com ligeiras notas vegetais. Na boca revela-se elegante e equilibrado, deixando para o final toda a sua frescura. É a companhia ideal para os pratos típicos da estação.


Actualmente são produzidas duas referências na propriedade: o Paço de Teixeiró Branco e o Paço de Teixeiró Avesso, ambos com assinatura do jovem enólogo Lourenço Charters Monteiro

Paço de Teixeiró Avesso 2016 : É um vinho complexo, cujo lançamento é sempre atrasado um ano para que possa evoluir em garrafa e exprimir o seu máximo potencial. Com apenas 800 garrafas disponíveis, caracteriza-se pela complexidade conferida pelo estágio em barricas, muita elegância e equilíbrio, com bom volume de boca, abrindo caminho para um final vibrante, fresco e com garra.



#must #revistamust #itmustbegood #paçodeteixeiro #vinho #douro #mustwine #wine #winelovers #lovewine #portugal #ilovewine #baiao #vinhosverdes #portuguesewine #vinhosdeportugal #adega #vinha #uvas #taste #travel #experience #winetasting #tastewine #bebida #enologia #garrafeira #avesso2016 #branco2017 #theportuguesewineexperience #QuintadePaçodeTeixeiro

@it.must.be.good