top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Pança de Burro

Tendo como cenário um bairro popular no norte de Tenerife, Pança de Burro, romance de estreia de Andrea Abreu, narra uma história de amizade e desejo entre duas raparigas na fronteira entre a infância e a adolescência. Primeiro romance memorável, de grande sucesso em Espanha e agora publicado um pouco por todo o mundo, é, pela sua pujança, atrevimento e originalidade raras, uma revelação no panorama literário atual. Disponível nas livrarias a partir de 16 de março. PVP: 16,60€




Retrato brutal, mas belíssimo, dos limites difusos entre o amor e a amizade, tem a capacidade de nos fazer reviver a aventura de sentimentos e sensações deste momento fundamental da vida. «Uma narrativa poderosa, onde os corpos e a fome tomam conta da história. Transporta-nos até ao limiar da porta da puberdade e confronta-nos com uma procissão de euforia. É pura vida», nas palavras de Irene Vallejo.


O amor, o ciúme, a idealização do outro, o despertar da sexualidade, mas também as relações familiares e as diferenças sociais, a precariedade de um bairro longe do cartão-postal do turismo – tudo é visto pelos olhos da protagonista anónima, que tem como bússola a melhor amiga, Isora. Além de atrevida e curiosa, Isora é, acima de tudo, destemida, levando a protagonista a desafiar os seus limites num local secreto, que é ao mesmo tempo próximo e familiar – à luz do fim da infância, todos o vamos reconhecer. Duas raparigas, um verão e um bairro no sopé do vulcão Teide. «Tê-la-ia seguido até à boca do vulcão, ter-me-ia assomado com ela até ver o fogo adormecido, até sentir o fogo adormecido do vulcão dentro do meu corpo.»


«Uma narrativa poderosa, onde os corpos e a fome tomam conta da história. Transporta-nos até ao limiar da porta da puberdade e confronta-nos com uma procissão de euforia. É pura vida», nas palavras de Irene Vallejo.
bottom of page