• CarlaRibeiro

O par perfeito à sua mesa

A proposta do VINUM Restaurant & Wine Bar para celebrar o romance de São Valentim é inspirada numa das relações mais longas e felizes de que há memória – a da comida com o vinho.


Esta é uma das relações mais celebradas em todo o mundo, mas nem sempre a felicidade é fácil de atingir. Tal como no amor, não é simples encontrar o par perfeito à mesa, sendo por vezes necessário fazer algumas tentativas e erros. No VINUM Restaurant & Wine Bar há uma equipa de verdadeiros matchmakers que todos os dias atira setas à cozinha e à garrafeira para criar casamentos felizes.


Por esse motivo, na noite de São Valentim, o restaurante inserido nas emblemáticas Caves Graham’s, em Vila Nova de Gaia, convida os apaixonados a testemunharem o amor à mesa, através de um menu especial formado pelos pares clássicos do complexo universo enogastronómico português. Tudo isto envolvido por uma vista de sonho para as margens iluminadas do rio Douro.

O primeiro a revelar-se à mesa é composto por um Tártaro de atum com tomate confitado, caracterizado pelos aromas, frescura e leveza do mar, que se faz acompanhar pelo Contacto Anselmo Mendes, um Alvarinho produzido na sub-região Monção e Melgaço. Juntos provocam o paladar pela acidez e explosão aromática, sempre com uma abordagem suave e elegante.

Nos pratos principais, a aventura continua, desta vez como uma reinterpretação do tradicional Bacalhau “à Braga”, aqui emparelhado com um delicado Quinta da Falorca Branco, produzido na região do Dão. Este vinho revela aromas subtis a fruta delicada, com notas tropicais e cítricas a marcarem o conjunto, e encontra o equilíbrio perfeito com o ligeiro sabor a sal do bacalhau.

Segue-se uma das estrelas da carta – o Costeletão de vaca velha de Trás-os-Montes. A elevada qualidade destas carnes, provenientes de animais de pasto, afirma-se pela complexidade de sabores naturalmente presentes, poderia dispensar companhia. Contudo, a felicidade é mais completa quando vivida a dois. Para este encontro de personalidades fortes foi escolhido um encorpado e complexo Quinta do Vesuvio Tinto, emblemática propriedade da Symington Family Estates.

Para terminar, duas harmonizações tradicionais, porque não há nada de errado em privilegiar os clássicos no amor. A primeira proposta inclui uma delicada fatia de Stilton, um queijo que parece ter sido feito à medida do Vintage Quinta dos Malvedos. Por fim, o Ananás dos Açores caramelizado no forno, Graham’s Tawny 20 anos e gelado de coco, que encontra na mesma referência Graham’s o par perfeito para fazer brilhar todos os seus sabores.

A este desfile de amores perfeitos juntam-se pequenas surpresas que estão a ser preparadas pelo restaurante para tornar a noite ainda mais inesquecível. Para mais informações ou reservas contactar 220 930 417 ou reservas@vinumatgrahams.com.

#must #itmustbegood #revistamust #VINUMrestaurante #winebar #vinho #comida #gastronomia #diadosnamorados #14fevereiro #amor #love #enlace #vinumatgrahams #sabores #delicias #saovalentim #romance #amoresperfeitos