• CarlaRibeiro

Um paraíso luxuoso nas Arábias

Ras Al Khaimah é um autêntico oásis desconhecido, um paraíso natural no deserto das arábias, com extensas praias de areia branca e águas quentes e cristalinas.  Sabia que o seu nome significa “Parte de cima da tenda”?

Os Emirados Árabes Unidos têm-se tornado destinos muito populares para escapadelas de Inverno e Ras Al Khaima que é um dos seus sete emirados, é um dos eleitos por muitos turistas, estando apenas apenas a 45 minutos do Dubai e a 1h30m de Abu Dhabi, e fica situado quase na fronteira com Omã no Golfo Pérsico.


Com uma população de cerca de 400 mil habitantes, este emirado oferece belas montanhas, um deserto de areia vermelha e exuberantes planícies verdes, assim como riachos e lagoas. O seu rico património, que remonta 5000 anos, manifesta-se nos seus inúmeros sítios históricos, fortalezas e aldeias abandonadas. A cultura árabe é omnipresente em Ras Al Khaimah e os turistas são sempre muito bem tratados. O islamismo é a religião oficial e a mais popular do país. Apesar de o regime político mostrar sempre uma tolerância notável para com aqueles que pertencem a outras religiões, as tradições e os costumes locais devem ser respeitados.



Os seus 64 km de costa arenosa, com águas cristalinas e praias de areia branca são um paraíso para todos os amantes do sol.  Com temperaturas médias de 43ºC, e praticamente sem humidade, será um destino para usufruir ao máximo da água de mar deste golfo. É possível ainda visitar o Museu Nacional, o Jazirat Al Hamira, o forte Dhayah e o Mohammed Bin Salim Mosque. O golfe é outro dos produtos fortes do destino dado que aqui existem dois grandes campos, o Tower Links Golf Club e o Al Hamra Golf Club.


O deserto é outro grande protagonista na história das suas férias se escolher este emirado. Com uma ocupação territorial de 90%, é um mundo fascinante e quase que incontaminado, que vale a pena atravessar, obviamente acompanhado por guias experientes. Durante estas excursões poderá apreciar de perto a fauna e a flora típica desta área árida, bem como a fusão perfeita entre a civilização e os recursos oferecidos pelo deserto. Atreva-se a colocar-se na pele dos beduínos e passe uma noite ao ar livre.


A maior tirolesa do mundo de quase 3000 metros!

Foi inaugurada no ano passado, em Fevereiro. Esta nova atracção chama-se Jebel Jais Flight, fica nas montanhas Hajar em Ras al-Khaimah e tem cerca de 2800 metros de extensão. Esta tirolesa leva o viajante por um “voo” de três minutos, chegando a ultrapassar os 120 km por hora. A vista das montanhas é de tirar o fôlego, isso se a velocidade permitir apreciar a paisagem.  Foi oficialmente certificada pelo Guinness Book como a maior do mundo, título que pertencia à tirolesa The Monster, em Porto Rico. Este “brinquedo” tem capacidade para receber cerca de 200 pessoas por dia.

Curiosidades a saber!

  • Nos Emirados Árabes Unidos, os locais  não trabalham à sexta e ao sábado. Já o domingo é um dia útil para eles. A maioria das companhias privadas funcionam de domingo a quinta-feira.

  • A sexta-feira é sagrada para os muçulmanos. Alguns estabelecimentos podem não abrir, pois é neste dia que as famílias costumam ir às mesquitas para rezar. 

  • O Ramadão realiza-se no nono mês do calendário islâmico e é um período muito sagrado. Todos os anos acontece numa data diferente, de acordo com a posição astronómica da lua, mas normalmente costuma ser entre Agosto e Setembro. Apesar dos muçulmanos praticarem o jejum, os restaurantes dos hotéis funcionam normalmente.

  • A melhor altura ara visitar é entre Dezembro a Fevereiro, quando o clima está mais agradável, com temperaturas até aos 20 e poucos graus. 

  • A moeda oficial é o Dirham.

  • O idioma local é o árabe, mas o inglês é funciona como se fosse a segunda língua oficial.

  • É proibido beber bebidas alcoólicas em público.

  • Evite manifestações de afecto em público: são consideradas uma ofensa à cultura muçulmana.

Tome nota!

Localizados no Golfo Pérsico, os Emirados Árabes Unidos são uma federação de sete emirados: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ras Al Khaimah, Umm Al Qwain, Ajman e Fujairah. Actualmente o mais famoso deles é o Dubai.


O que fazer:

  • Um tour clássico para conhecer a história, cultura e natureza de Ras al Khaimah.

  • Um passeio durante um dia inteiro pelo Dubai.

  • Desfrutar de um dia maravilhoso com uma vista fantástica enquanto faz um piquenique em Jebel Jais, o pico mais alto dos Emirados Árabes Unidos.

  • Snorkeling e observação de golfinhos em Khassab.

  • Ir ao Ice Land Water Park, um parque aquático. Com diversas opções de entretenimento, como piscinas, e futebol de sabão, o local ainda tem um charme especial da era do gelo. Não deixe de conhecer os jacuzzis com água fresca, ideais para aliviar o calor.

  • Parque de Diversões Saqr, com montanhas-russas, elevador, túnel fantasma e várias outras atracções para todos os gostos.

  • Museu Nacional Ras Al Khaimah, que conta com vasta colecção de arte e peças arqueológicas.

  • Mercado Manar para conhecer os temperos e comidas típicas, além de apreciar a arte e o artesanato local. 

  • Forte Dhayah, uma das construções mais antigas, esculpido em pedra, que oferece uma vista estonteante de toda a região.


#must #revistamust #itmustbegood #paraiso #luxo #arabias #rasalkhaimah #dubai #emiradosarabesunidos #mediooriente #oriente #travel #lovetravel #turismo #world #deserto #rotas #destinos @it.must.be.good