top of page
Foto do escritorbegoodmust

Passeio Ribacôa Clássicos: Conhecer o interior do país num carro clássico durante três dias

A região do Rio Côa prepara-se para receber nas povoações vizinhas o evento Ribacôa Clássicos: o projeto do ator Telmo Ramalho pretende proporcionar uma experiência única aos participantes – um passeio turístico de automóveis clássicos por estradas nacionais e municipais da região durante três dias, de 23 a 25 de setembro.


Com organização do canal de Youtube Carburador e a Associação Territórios do Côa ADR, esta iniciativa contempla as viagens de carro clássico entre as diferentes localidades, bem como experiências que têm como objetivo dar a conhecer a essência e a identidade desta região - o que a torna única e singular - como a sua cultura, as suas paisagens e a gastronomia local.

Visitas culturais a museus, castelos e centros históricos, mostras de produtos regionais, provas de vinhos, contacto com Burros Mirandeses – e muitas outras surpresas – são algumas das atividades contempladas no programa do evento que conta com o apoio dos municípios de Sabugal, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa.


Telmo Ramalho, ator e criador deste projeto, refere “Sou natural de Figueira de Castelo Rodrigo e tenho um canal de Youtube – O Carburador – em que demonstro o meu gosto por automóveis clássicos. E porque não juntar as duas paixões e dar a conhecer o melhor do interior de Portugal a outras pessoas, nestes fascinantes carros de outras épocas?” “O interior do nosso país é muito bonito e tem imenso para visitar. Através do passeio Ribacôa queremos que os participantes tenham a experiência de poder conhecer o melhor que a região do Côa tem para oferecer a vários níveis”, conclui.


Este evento de três dias é aberto a carros matriculados até dezembro de 1995. A inscrição poderá ser feita através de carburadorpt@gmail.com.




 

Programa sugerido pela organização

SABUGAL

Sabugal vai ser o concelho que recebe os participantes deste evento. Aqui será o ponto de partida para este passeio de carros clássicos, assim como o local da primeira experiência gastronómica com o melhor que a zona tem para oferecer, como é o caso da Casa de Memória Judaica, o Castelo do Sabugal, também referido como Castelo das Cinco Quinas, e toda a Aldeia de Sortelha, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal com fortes influências medievais, vigiada por um castelo do séc. XIII.

ALMEIDA

Almeida será um dos concelhos por onde passa a caravana de carros clássicos. Aqui os participantes vão desfrutar da melhor gastronomia local e irão tirar partido da cultura deste concelho, conhecendo a Aldeia histórica de Castelo Mendo, o Museu Histórico Militar de Almeida, o Centro Histórico, as Muralhas do Forte de Almeida e, ainda ter contacto com os burros mirandeses, com os quais os participantes podem interagir.

FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO

Aqui os participantes vão conhecer algumas histórias que marcaram esta região e ter a oportunidade de interagir com animais autoctones. Vão também saborear dos melhores produtos gastronómicos que esta terra tem para oferecer. Alguns dos pontos de atração passam pela Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, por desfrutar do desfile da caravana pela vila de Figueira de Castelo Rodrigo, o contacto com Burros Mirandeses (Freixeda do Torrão) e a Mostra de produtos regionais e prova de vinhos.

PINHEL

Pinhel será o concelho que recebe os participantes para jantar e pernoitar. Aqui vão deliciar-se com iguarias locais e conhecer os melhores pontos paisagísticos deste passeio, como o Miradouro da Faia, com uma vista única para o Rio Côa e a Ponte do rio Côa (Cidadelhe), uma ponte em granito, construída no século XVII, sob a qual passam as águas do Rio.

FOZ CÔA

Foz Côa será o concelho onde termina o evento. A cidade que irá receber os participantes para almoçar e encerrar o percurso. Aqui será dada a conhecer a gastronomia local, através de uma prova de produtos regionais na aldeia de Almendra, assim como as melhores paisagens e pontos de interesse cultural, como o Miradouro de S. Gabriel, a Paragem no marco final da EN-222 e o Museu do Côa.


Comments


bottom of page