• begoodmust

Pax English – A Nossa Tribo

A Dom Quixote edita a 1 de fevereiro, “Pax English – A Nossa Tribo”, de Rodrigo Moita de Deus, livro, com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a forma como as línguas moldaram países, regiões e conflitos. E como podem voltar a fazê-lo no futuro.



Uma obra, que começou com uma conversa no Quénia, durante a qual Rodrigo Moita de Deus recordou que, em África, tribo são todos os que falam a mesma língua, porque partilham as mesmas referências culturais e comportamentais. Atualmente, segundo a Unesco, existem 7102 línguas no mundo: 7102 tribos. Um terço delas pode desaparecer nas próximas décadas: o que será mau ou bom para a Humanidade? Estaremos, então, a fundir-nos numa tribo global? Estaremos a construir uma paz em inglês? Uma Pax English?


«Quantas mais pessoas falarem a mesma língua, mais colaboração e menos conflitos entre os homens. Este é o resumo essencial do livro. Complicado é demonstrar uma tese com três a quatro mil anos, a que chamam Torre de Babel, que o mundo insiste em não levar muito a sério ou interpreta como sendo metafórica. O princípio de que quantas mais pessoas falarem a mesma língua, menos guerras haverá no mundo. Dito de outra forma: quanto mais fizermos pela eliminação das múltiplas identidades tribais, maior colaboração entre os homens e mais paz no mundo», escreve Rodrigo Moita de Deus que alerta não ser este um livro sobre linguística.


“Pax English” é uma viagem que tenta demonstrar que quantos mais falarem a mesma língua menos conflitos teremos: “Este livro trata as possíveis consequências da utilização do inglês em larga escala. Mas isso não quer dizer que esteja a fazer a apologia do inglês ou a fazer um qualquer julgamento favorável em relação ao mundo anglófono.”


“Eis como a imparável imaginação de Rodrigo Moita de Deus nos ofereceu um roteiro das suas viagens. Mais um guia do seu esperanto. Mais um apelo instante para sermos universais cumulativamente no inglês que a realidade há muito nos impõe e no português que nós próprios, por nossa iniciativa, deveríamos fazer questão de alimentar. Assim lido, este é um exercício meio de viagens, meio de divagações culturais, meio de chamadas de atenção tão evidentes quanto olvidadas”, escreve o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no prefácio.


#must #revistamust #itmustbegood #livro #book #ler #leitura #books #lovebooks #RodrigoMoitadeDeus #MarceloRebelodeSousa #PaxEnglishANossaTribo #africa #quenia #DomQuixote