• CarlaRibeiro

Pode pisar as uvas na Quinta de Santa Cristina

A Quinta de Santa Cristina, localizada em Celorico de Basto e inserida na sub-região de Basto da região demarcada dos Vinhos Verdes, permite aos seus visitantes a participação na vindima e pisa a pé nos dias 27 e 28 de Setembro.



A experiência inicia-se com um Welcome Drink com o Espumante branco Quinta de Santa Cristina acompanhado por biscoitos. De seguida, é entregue o kit de vindima composto por tesoura, t-shirt, chapéu e garrafa de água, e é feita uma breve explicação acerca do processo de vindima. Posto isto, os visitantes são convidados a dar um passeio pelas vinhas, observando as diferentes castas e suas características e a participar ativamente na vindima. A seguir, podem realizar uma visita guiada à adega, onde ficarão a conhecer todo o processo que dá origem ao Vinho Verde Quinta de Santa Cristina, e realiza-se a pisa a pé das uvas tintas nos lagares de granito.

Por volta da hora de almoço, é servido um piquenique regional com vista para a vinha, onde poderão apreciar alguns dos petiscos típicos da região como panados, rissóis, bolinhos de bacalhau, salada de bacalhau, salada de tomate, broa tradicional, presunto, chouriço de vinho, queijo de ovelha e compota, acompanhados por vinhos Quinta de Santa Cristina. No final, será entregue um diploma de participação a todos os visitantes.

Este programa é válido para grupos de 2 a 16 pessoas, sendo necessário trazer para a actividade de pisa calções e chinelos. O preço por adulto é de 45 euros e o preço por criança é de 22,50 euros. A marcação deve ser efectuada com uma antecedência mínima de 48 horas. A realização do programa está condicionada às condições atmosféricas. O transporte de e para a Quinta de Santa Cristina não está incluído.

Assim como a vindima, a pisa das uvas tintas é igualmente um processo tradicional no qual se revivem memórias e renascem tradições. O processo de pisar as uvas nos tradicionais lagares de granito tem uma história secular, sendo ainda utilizado nalgumas adegas para a produção dos vinhos tintos.

Contactos para informações e reservas (obrigatórias): E-mail: enoturismo@garantiadasquintas.com Tel.: 912 527 396 www.garantiadasquintas.com

#must #revistamust #itmustbegood #vindimas #pisaape #uvas #quintadesantacristina #adegas #vinhos #lagares #pisaruvas #winelovers