• CarlaRibeiro

Nação das Plantas

Qual é a comunidade viva mais evoluída? Enquanto seres humanos, pensamos imediatamente numa qualquer superpotência económica: os Estados Unidos da América, a China ou até a União Europeia. Mas para Stefano Mancuso, biólogo italiano e o maior especialista vivo em inteligência vegetal, é uma outra, muito mais antiga que a humanidade, espalhada por todos os cantos do planeta e que passa despercebida a quase todos nós: a nação das Plantas.

Nação das Plantas, de Stefano Mancuso, Pergaminho; 14,40€

No seu mais recente livro, o autor de vários bestsellers internacionais decidiu dar voz às plantas e escreveu a primeira constituição dessa que é a «única, verdadeira e eterna potência planetária».


Depois de um ano desastroso no que toca ao ambiente, em que vimos milhões de hectares de florestas na Sibéria, na Amazónia e na Austrália desfazerem-se em fumo e cinzas, o nível de emergência global é mais tangível do que nunca e está diretamente relacionado com as alterações climáticas.


«Existimos graças às plantas e só poderemos continuar a viver se estivermos na sua companhia. Termos esta noção bem presente ser-nos-ia de grande ajuda.»

O novo livro de Stefano Mancuso é um verdadeiro manifesto ecológico, que nos lembra o quanto o homem está ligado e depende da natureza e que levará o leitor a considerar o mundo das plantas como o aliado mais importante e essencial para a proteção do planeta Terra. «A desflorestação devia ser considerada um crime contra a humanidade e punida em conformidade. Porque é exatamente disso que se trata. A intangibilidade das florestas e a manutenção da sua vida, assim como a obrigação de se manterem intactos solo, ar e água, deveriam ter lugar na Constituição de todos os Estados, e não apenas nesta nossa Constituição da Nação das Plantas.»


Tendo como ponto de partida um ponto de vista inovador – as plantas como organismos inteligentes que, como pais, agem para ajudar e proteger o homem – Stefano Mancuso apresenta ao longo do livro uma série de oito artigos que formam a carta dos direitos das Plantas. Um livro escrito de forma simples mas que apresenta de noções que a maioria de nós ignora. Um livro que nos ajuda a ver o mundo de outra forma, mais completa e acima de tudo mais consciente. Um livro para ler e refletir, talvez à sombra desses pais, que nos protegeram antes mesmo de todas as espécies nascerem e nos continuam a proteger, apesar da falta de consideração que muitas vezes temos por eles.


#must #itmustbegood #revistamust #NaçãodasPlantas #StefanoMancuso #Pergaminho #planeta #terra #vida #CiênciasExatasedaNatureza #natureza #plantas #biologia  #livros #books #ler #leitura #reading #bertrandeditora