top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

PODEROSAS. 25 mulheres que mudaram a história de Portugal

O empoderamento da mulher é, obviamente, uma realidade de que apenas pode falar‑se no Ocidente e no século xxi. O certo, porém, é que, não obstante terem sido esquecidas ou mistificadas pela história, foram muitos os nomes femininos que deixaram a sua marca pessoal já em séculos anteriores. De tal forma que, nos mais diversos domínios – artístico, político ou científico –, algumas mulheres abriram caminho às suas congéneres.


Escritoras, cantoras, monarcas, pintoras, cientistas… Todas se ba­teram para atingirem os seus objetivos e para serem reconhecidas como cidadãs de pleno direito, não obstante os obstáculos que a sociedade pôs no seu caminho. Foram, sem dúvida, mulheres tão poderosas como Teresa de Leão, que conseguiu que Portugal se libertasse da tutela castelhana; ou Luísa de Gusmão, a Restauradora. Pintoras como Josefa de Óbidos, que conseguiu viver da pintura em pleno barroco; cantoras como Luísa Todi, que levou o nome de Portugal aos mais famosos teatros líricos; escritoras como Florbela Espanca ou cientistas como Matilde Bensaúde. Corajosas como An­tónia Rodrigues, que não teve dúvidas em seguir a carreira das armas no século xvi, ou como Ana de Castro Osório, que se bateu para que as mulheres passassem a ter direito ao voto. Nomes inesquecíveis da história de Portugal, aos quais as mulheres do século xxi devem reconhecimento e gratidão.

Não constam destas páginas todas as que lá poderiam estar, mas todas as que lá estão merecem-no por inteiro. 25 nomes femininos que conseguiram abrir caminho às suas congéneres e que não devem, por isso, cair no esquecimento.


bottom of page