• CarlaRibeiro

Associação Hindu do Porto celebra o Diwali

Diz-se por todo o mundo que o Diwali é tão importante para os hindus como o Natal para os cristãos. As casas são decoradas com rangolis e iluminadas com lamparinas, trocam-se presentes e doces e compra-se roupa nova.



As comemorações tradicionais associadas ao Diwali começaram no passado dia 29 de Setembro com o festival Navratri. O termo Navaratri significa “nove noites” e é um festival dedicado à devoção da divindade hindu Durga. O décimo dia é geralmente denominado Dussehra.



Vinte dias depois do Dussehra, é festejado o Diwali. É conhecido como sendo o “Festival das Luzes” e simboliza a celebração da vitória do bem contra o mal.


No próximo dia 27 de Outubro (domingo), a Associação Hindu do Porto (AHP) abre as suas portas para todos os Hindus e convidados para celebrar esta ocasião.


A celebração inicia-se com uma cerimónia religiosa denominada de Chopda Pujan. Este ritual representa o “fecho do ano fiscal” hindu e é dirigido especialmente àqueles que têm negócios próprios. Os livros de contas (chopda) do ano anterior são fechados e os livros do próximo ano fiscal são abençoados na frente da Deusa Saraswati, Lakshmi e Ganesha.


As celebrações prosseguem com uma competição de figurinos (Vesbusha) inspirados na cultura indiana (Bollywood, religião, política, sociedade) e destinada a crianças até aos 10 anos. A seguir ao jantar é feita uma entrega de brinquedos a todas as crianças da comunidade. Mas este ano, esta tradição conta com um sabor especial. A todas as crianças será pedido para trazer um brinquedo em bom estado com o qual já não brinque para oferecer a crianças mais necessitadas. A AHP doará estes presentes a uma instituição da cidade do Porto como gesto de solidariedade social.


No dia seguinte (28 Outubro) celebra-se o Novo Ano Hindu * Ano Lunar de 2076 * e é visto como uma metáfora para o aperfeiçoamento individual. Simboliza também a vitória da luz sobre a escuridão, do bem sobre o mal e até do conhecimento sobre a ignorância.

Todas estas celebrações do Diwali culminam com um espectáculo muito especial de danças e música indiana a realizar-se no dia 9 de Novembro no Auditório Municipal Almeida Garrett.


Rangoli

É uma forma de arte originária do subcontinente indiano, na qual os padrões são criados no chão ou no chão, usando materiais como arroz colorido, farinha seca, areia colorida ou pétalas de flores.


Diwali

É um festival que celebra, entre outras histórias, a destruição de Narakasura por Sri Krishna, o que converte o Diwali num evento religioso que simboliza a destruição das forças do mal.


Onde fica

Associação Hindu do Porto 

Rua da Boa Viagem, nº 3, Massarelos, Porto


#must #revistamust #itmustbegood #diwali #rangoli #AssociaçãoHindudoPorto #festa #diversao #india #festival #eventoreligioso #celebrações #Hindu #divindade