• CarlaRibeiro

Vinho do Porto e doces conventuais: o par perfeito!

A doçaria conventual é uma das maiores tradições gastronómicas portuguesas. Por isso mesmo, a Symington lança uma nova proposta de prova nas Caves da Cockburn’s, em Vila Nova de Gaia.



Aqui juntam-se os Portos Tawnies Cockburn’s, Graham’s e Dow’s – que se caracterizam por uma suavidade e complexidade de aromas a frutos secos, especiarias, baunilha, caramelo, mel e casca de laranja – a três tipos de doces conventuais muito conhecidos e acarinhados por portugueses e estrangeiros.



A prova Portos Tawnies com Doces Conventuais une o aveludado e elegante Cockburn’s 20 Anos Tawny com a suavidade do pão de ló; harmoniza o complexo Dow’s 30 Anos Tawny (com um leve toque cítrico) com a tarte de amêndoa, ajudando à intensificação dos sabores; e junta o Graham’s 40 Anos Tawny – que apresenta uma variedade sabores, como passas, café e casca de citrinos – à tarte de bolacha com creme de laranja. O valor da experiência é 47 euros por pessoa, sendo que os interessados devem efetuar reserva prévia de 48 horas, através do e-mail cockburnslodge@cockburns.com ou do contacto telefónico 913 007 950.


A prova está incluída numa visita guiada às Caves que decorre todos os dias entre as 9h30 e as 18h00 (última visita às 16h45).

Durante a visita ao espaço é possível conhecer o museu, bem como a última tanoaria em operação nas Caves de vinho do Porto. Os visitantes têm a oportunidade de ver o trabalho desenvolvido pelos mestres tanoeiros, que empregam as mesmas técnicas e as mesmas ferramentas que os seus antepassados. O armazém comporta 6.518 pipas de vinho do Porto em estágio, para além do equivalente a 10.056 pipas em balseiros, que permitem manter o tradicional envelhecimento deste néctar em cascaria de carvalho avinhada. Quem pretender adquirir todos os vinhos das marcas da família Symington, poderá fazê-lo na loja do espaço.


#must #itmustbegood #revistamust #taste #sabores #vinhosdoporto #combinaçao #delicia #docesconventuais #cockburns #Symington #harmonizaçao #doçaria #provas #vilanovadegaia #cavesvinhodoporto