• CarlaRibeiro

Um vinho do Porto em nome do pai!

Os irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira, proprietários da Quinta do Pôpa, também são agora  produtores de vinho do Porto. Criado de filhos para pai, é um tentadora proposta para oferecer no Dia do Pai, a 19 de Março.

Quinta do Pôpa Porto Vintage 2016; €49,50

Da colheita de 2016 e oriundo de uma parcela das vinhas mais velhas da propriedade, apresenta-se sob a marca Quinta do Pôpa. É um Vintage “equilibrado e fresco, com excelente estrutura, fruta intensa, expressiva e muito pura. O ano [de 2016] oferece taninos que estão entre os mais refinados de sempre”, afirma João Menezes, enólogo da Quinta do Pôpa.

Estamos perante um vinho de homenagem a José Ferreira (Zeca do Pôpa) – pai de Stéphane e Vanessa (conhecidos como os netos do Pôpa) –, o homem que conseguiu concretizar o sonho do seu pai. O [avô] Pôpa, filho ilegítimo de um nobre agricultor duriense, sempre acalentou o sonho de ter uma quinta no Douro, onde produziria vinho. Morreu antes de ver o seu filho e netos concretizarem o seu desejo e de o transformar num legado com pô(m)pa e circunstância.  


E porquê um vinho do Porto? “Porque queremos fazer (parte da) história.”, asseguram os irmãos Stéphane e Vanessa. A resposta não tardou face ao desafio constante de se produzir, na Quinta do Pôpa, o vinho que determina a identidade da mais antiga região demarcada do mundo: o Douro. “Desde o início do projeto, todos se questionaram porque não produzíamos vinho do Porto. Até nós! Mas cada (de)grau a seu tempo. Só poderíamos vir a declarar a produção de vinho do Porto com maturidade, do projecto e nossa, enquanto proprietários. Passados 10 anos, e após marcarmos o perfil dos vinhos de assinatura Pôpa, chegou a altura de avançarmos com o lançamento deste Porto da Quinta do Pôpa. E para ser, que seja um Vintage.”, acrescentam os netos do Pôpa.


#must #revistamust #itmustbegood #vinhodoporto #quintadopopa #douro #vintage #wine #winelovers #irmaospopa #vinhodoportovintage2016 #diadopai #19demarço @it.must.be.good