top of page
  • Foto do escritorCarlaRibeiro

Sabe o que leva os portugueses a viajar?

Por que viajam os portugueses? A eDreams descobriu que a motivação principal é relaxar e cuidar do seu bem-estar!



Com a chegada do bom tempo e cada vez menos restrições, entramos numa nova etapa de pós-pandemia em que a vontade de viajar se reaviva. A eDreams, a maior agência de viagens online da Europa e líder global na venda de voos (excluindo a China), revela os resultados de um estudo realizado com o objetivo de perceber como se sentem os viajantes em relação às suas férias em 2022.


Num estudo realizado pela eDreams, 86% dos Portugueses refere que o que mais os motiva a viajar neste pós-pandemia é a vontade de relaxar e cuidar do seu bem-estar – em setembro de 2020, eram 16%.

Quando questionados sobre as principais razões que os levam viajar, os Portugueses mostram uma clara preferência pela necessidade de relaxar e focar-se no seu bem-estar (86%). Esta é uma percentagem 70% superior à registada num inquérito similar realizado pela eDreams em setembro de 2020 – nesse momento, apenas 16% dos Portugueses viajava com o propósito de cuidar melhor de si –, o que nos demonstra a mudança de prioridades trazida pela evolução da pandemia.


Encontram-se também mudanças a outros níveis, como o gastronómico: agora, 25% dos inquiridos procura alojamento onde possa confecionar a sua própria comida, e só 16% passará a ir mais a restaurantes.

Para além disso, também afirmam viajar para conhecer a cultura dos sítios que visitam (59%), para socializar, visitar amigos e família e conhecer novas pessoas (53%), ou pela expectativa de viver novas aventuras (51%).


Os hábitos dos viajantes também mudaram com a pandemia


A eDreams interessou-se ainda por perceber o que mudou para os viajantes em relação às férias do “pré-pandemia”, em pontos como a gastronomia ou as redes sociais, por exemplo.



Quase metade (48%) dos Portugueses afirma que a forma como pensa em comida mudou o planeamento das suas férias. Como é que tal acontece? Agora, um quarto dos inquiridos (25%) diz procurar alojamento com cozinha, para poder confecionar refeições. Pelo contrário, apenas 16% diz querer ir mais a restaurantes do que antes; e outros 10% pretendem aprender a cozinhar comida local nas suas férias.


Já no que diz respeito à utilização de redes sociais durante as viagens, a eDreams descobriu que a pandemia parece não ter alterado muito as intenções dos Portugueses: a grande maioria (68%) diz que, nas suas férias de 2022, utilizará as redes sociais tanto como antes. Apenas 16% dizem ir utilizá-las mais; e só 10% pretende reduzir a sua utilização em relação ao que fazia anteriormente.


Em suma, o mais recente estudo da eDreams permite perceber que o panorama é positivo, a nível global, no que toca às perspetivas de viagens em 2022. Num momento que permanece incerto, as pessoas sentem-se colocam o seu bem-estar em primeiro lugar, sabendo que viajar é um dos melhores “remédios” para o corpo e a mente.


bottom of page