top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

40% dos portugueses não descansa bem durante a noite

Segundo um estudo de descanso realizado a pedido da Conforama, 40% dos portugueses não descansa bem durante a noite. A empresa de referência em mobiliário e decoração da casa quis conhecer os hábitos de descanso dos portugueses, que revelaram descansar em média cerca de 7 horas por noite, mas com 65,6% dos inquiridos a assumir que necessitava de dormir mais.


Segundo este estudo, para os inquiridos que assumiram dormir mal, as principais razões para tal acontecer estão relacionadas com o facto de acordarem várias vezes durante a noite (61,3%), stress (15,6%) e problemas de saúde (8,8%). Além disso, 25% dos inquiridos assumiram que dormem pior acompanhados do que sozinhos e os dados revelam ainda que em casal, as mulheres dormem pior que os homens. Os principais fatores destacados pelos portugueses para dormirem pior acompanhados são os movimentos do parceiro ao virar-se (46,9%) e o ressonar (25,3%).

Quando se trata de dormir, a melhor postura para os inquiridos é deitado do lado direito (44,1%), seguido de deitado do lado esquerdo (34,2%). Quanto ao desconforto causado pela postura durante o sono, 45,2% admite sofrer de algum tipo de dor relacionada com costas ou pescoço.

Já no que diz respeito aos casais com filhos, os hábitos de descanso são diferentes. 63,8% dos inquiridos com filhos assume que as noites são mais incómodas devido à preocupação, com 50% a revelar que os filhos apesar de acordarem algumas vezes durante a noite, facilmente voltam a adormecer.

Bom colchão fundamental para um bom descanso

Quando se fala de descanso, a qualidade do colchão não é esquecida. 91,9% dos portugueses assume que a qualidade do colchão é a condição mais importante para um bom descanso, com a principal caraterística destacada a ser o conforto do colchão. Além disso, 91% destaca a importância da almofada e 82,5% assume que para dormir bem é importante que não exista muito ruído.

O estudo levado a cabo a pedido da Conforama revela ainda que 83,5% dos portugueses defende que os colchões devem ser mudados até 10 anos após a compra e que a maioria dos portugueses tem em casa um colchão com um máximo de seis anos. Além disso, quase 50% assume que compra um colchão que se ajusta às suas necessidades sem olhar para o preço. Valor que sobe ainda mais (53,5%) quando se fala nas almofadas que os portugueses procuram para terem o descanso desejado.

Transportes públicos usados como forma de compensar falta de descanso

Além disso, o estudo pedido pela Conforaa procurou perceber os fatores que influenciam o descanso dos portugueses. Cerca de 48% dos inquiridos assumiu que se deitava depois da meia-noite, fator que pode levar a um menor tempo de sono. Nesse sentido, os portugueses acabam por dormir noutros locais e aí, o destaque vai para os transportes públicos. 36,6% dos inquiridos assumiu que já dormiu num transporte público e 18,2% a revelar que já o fez num teatro ou cinema. 8,4% dos inquiridos assumiu ainda já ter dormido no local de trabalho.

Contudo, os dados recolhidos neste estudo revelaram ainda que a maioria dos portugueses opta por dormir de lado durante a noite e que uma boa noite de descanso faz com que se sentiam melhor animicamente, reduzam a ansiedade e tenham uma melhor recuperação física.

Nota Técnica: Estudo levado a cabo pela GFK, a pedido da Conforama, que contou com 446 inquiridos em Portugal com idades entre os 18 e os 75 anos

bottom of page