top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Qual a melhor prática de yoga para si?

O Dia Internacional do Yoga celebra-se hoje, 21 de junho, e o Urban Sports Club juntou-se a alguns dos seus parceiros para mostrar algumas das diferentes práticas da modalidade. De forma mais intensa, com mais recurso a materiais de apoio ou com mais ou menos intensidade – existe uma prática de Yoga adequada a qualquer pessoa e a melhor forma de perceber a que mais se adequa a si é mesmo experimentar.


Aerial Yoga

Neste tipo de Yoga, os alunos são convidados a praticar enquanto estão suspensos através de um tecido preso ao teto. Garantindo toda a segurança, os praticantes executam posturas e sequências fluídas semelhantes às que são praticadas no tapete – permitindo, muitas vezes, que posturas mais exigentes possam ser executadas com mais facilidade pelos alunos.

Esta prática, que junta elementos de Yoga, dança e acrobacias aéreas, permite ainda que o praticante ative diferentes grupos musculares, ao mesmo tempo que garante uma forte componente relaxante – suportada pelo facto de estarmos suspensos.

O Aerial Yoga está disponível no estúdio 3 Continentes.

Ashtanga Yoga

O Ashtanga Yoga é uma prática que segue uma estrutura muito definida e que está assente numa forte filosofia – estendendo-se à forma como os seus praticantes encaram a vida e os desafios que com ela surgem. Assim, esta prática caracteriza-se pela prática fluída de exercícios e coreografias, que se coordenam com a respiração.

O objetivo final do Ashtanga Yoga é a purificação do corpo e da mente, e a sua prática organiza-se em oito pilares, que compreendem desde a auto-disciplina, a postura, concentração e até meditação.

É possível experimentar esta prática no Agora Yoga.

Hot Yoga

O nome da prática é bastante sugestivo – neste tipo de Yoga, os alunos praticam em ambientes quentes, com temperaturas que oscilam entre os 38 e os 40 graus. É uma prática de Yoga bem recente, já que surgiu nos anos 70 nos Estados Unidos, mas tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos.

Graças ao calor na sala, os músculos facilmente relaxam, tornando a execução dos vários movimentos de forma mais fácil e até menos arriscada – reduzindo significativamente o risco de lesões. Por essa razão, o Hot Yoga combina poses e movimentos mais dinâmicos.

Acredita-se que esta prática é ideal para desintoxicar o corpo, fator auxiliado pela temperatura alta, e que ainda beneficia a compressão dos órgãos internos. De forma natural, o Hot Yoga acaba também por reduzir o desgaste físico, melhorando a circulação sanguínea.

“O Hot Yoga permite-nos aceder a um ambiente único que é aquecido a altas temperaturas e tem recurso a aromaterapia, iluminação ambiente e música cuidadosamente selecionada. Todo o ambiente, potenciado pelo calor, permite-nos ir executar as posturas, aquecendo os músculos ao mesmo tempo que aumentamos o nosso ritmo cardíaco”, partilha Davie, do espaço Hotpod Yoga Lisboa.

É possível praticar Hot Yoga no Hotpod Yoga Lisboa.

Ivengar Yoga

O Ivengar Yoga é um método cujo principal objetivo é aproximar a prática de qualquer pessoa – independentemente de possíveis dificuldades que possa ter na prática de exercício ou na adoção de posturas mais exigentes. Por isso, é um tipo de Yoga que privilegia o rigor técnico e o alinhamento das posturas – muitas vezes, recorrendo frequentemente a materiais de apoio, como blocos, almofadas, cintos ou até cadeiras que auxiliam a entrada nas posturas e que permitem a iniciantes uma melhor consciência corporal e execução.

O Om Iyengar Yoga Lisboa é um dos atuais parceiros do Urban Spors Club onde é possível praticar Ivengar Yoga. “No Om Iyengar Yoga ensinamos o método Iyengar. O nome vem do seu fundador, B.K.S. Iyengar, que durante toda a sua vida praticou, testou, estruturou e compilou no seu livro Light On Yoga os exercícios que são hoje mundialmente reconhecido como a bíblia do Yoga, que serviu como base para outros tipos de Yoga”, explica-nos André Santos, do Om Ivengar Yoga.

Hatha Vinyasa Yoga

O Hatha Vinyasa é um estilo de yoga que une o trabalho de postura corporal com exercícios respiratórios - como uma meditação em movimento. A sua prática envolve, por isso, uma associação de posturas com métodos de relaxamento e concentração, cujo objetivo final é induzir a um estado de consciência mais elevado – pelo que podemos assumir que a respiração é um elemento fundamental neste tipo de Yoga.

Entre os benefícios, podemos destacar o aumento da força física, a melhoria da capacidade respiratória, a estabilização da postura e uma maior flexibilidade – mas é também uma prática que desenvolve fortemente o equilíbrio emocional dos alunos.

“Nesta prática, as respirações (pranayama) são profundas, pelo nariz, e permitem-nos aprofundar as asanas (posturas) e fluir de umas para as outras, de um movimento para o outro, respeitando a expansão ou contração do corpo”, explica Filipa Verol de Araújo, do Sacral & Hearth Yoga.

É possível praticar Hatha Vinyasa Yoga em parceiros como Sacral&Hearth Yoga.

bottom of page