top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Primeira árvore eólica de Portugal está no CascaiShopping

Aqui é possível encontrar esta inovação, que irá permitir ao Centro melhorar o desempenho energético e reduzir a pegada de carbono.



A sustentabilidade é um dos principais pilares dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra e o CascaiShopping continua a surpreender e a ser pioneiro nesta área. O Centro recebeu aquela que é a primeira árvore eólica em Portugal e a segunda na Península Ibérica. Está localizada no parque de estacionamento exterior e permitirá ao CascaiShopping melhorar o seu desempenho energético, bem como reduzir a sua pegada de carbono.


Esta inovação, cuja produção esteve a cargo da empresa portuguesa RESUL, tem a forma de uma árvore e um sistema modular que possibilita uma capacidade de geração de energia até 5400Wh, através das mini turbinas com formato de folhas.

A produção de eletricidade inicia com ventos menos fortes (<2 m/s) e produz quase 300 dias por ano, sendo capaz de reduzir mais de 6,5 toneladas de CO2/ano, gerando um enorme potencial de redução do consumo energético do Centro.


“Recebermos a instalação da primeira árvore eólica em Portugal vem reforçar a enorme vontade do CascaiShopping em estar sempre atento a oportunidades pioneiras e inovadoras que não só melhorem o desempenho do Centro, como a experiência de quem o visita. Sendo a sustentabilidade um pilar presente no trabalho diário do Centro, é para nós um enorme orgulho podermos anunciar esta novidade”, refere Carla Bonito, diretora do CascaiShopping.

Em 2022, no que diz respeito a inovação, o CascaiShopping já tinha surpreendido com a instalação de paragens de autocarros com bancos aquecidos e passadeiras inteligentes nos parques de estacionamento, tendo sido o primeiro centro comercial em Portugal a fazê-lo em ambas as ocasiões.


Além disso, este Natal, o Centro reforçou a sua posição face à eficiência energética, mantendo as luzes de Natal apagadas até dia 1 de dezembro, e a partir dessa data, ligando-as apenas desde as 18h00. Entre as medidas que têm vindo a ser implementadas no CascaiShopping e que já permitiram reduzir em 2022 o consumo energético em 28%, face a 2019, destacam-se também a otimização dos horários de funcionamento e set-points das unidades de tratamento de ar; o ajuste nos set-points de água fria da central de frio mediante o período do ano que nos encontramos (verão ou inverno); a substituição da iluminação tradicional por tecnologia LED; e a otimização dos horários de funcionamento da iluminação, especialmente durante o período em que o centro está encerrado, entre outras.


Comments


bottom of page