top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Evite infeções e proteja a sua saúde auditiva durante as férias

A saúde auditiva também merece um papel de destaque, uma vez que a falta de cuidados pode gerar consequências graves. Muitas pessoas acabam por se esquecer, durante as férias e os programas de verão, em especial festas, festivais, concertos, praia, piscina e viagens, que os ouvidos são um dos cinco sentidos essenciais na qualidade de vida.


Nesse sentido, devemos estar atentos à saúde dos ouvidos, de forma a não prejudicar a capacidade de audição. A inflamação do ouvido pode ser bastante dolorosa e muito incomodativa e é uma das razões mais comuns da ida aos hospitais no verão. Continue a ler e fique a saber 5 dicas da Minisom para evitar infeções e proteger a sua saúde auditiva:

Limpar os ouvidos corretamente

Não deve utilizar cotonetes para efetuar a higiene dos ouvidos. Ao contrário do que possa pensar, os cotonetes não vão remover a cera, mas empurrá-la ainda mais para dentro do canal auditivo, existindo risco de lesões; quando sentir que tem água nos ouvidos limpe com uma toalha no exterior e deite-se para o lado do ouvido de forma que a água possa sair naturalmente.

Usar protetores auditivos

Se tem tendência a ficar muito tempo exposto à humidade em praias, piscinas ou outros locais, deve recorrer ao uso de protetores auditivos. O mesmo torna-se válido para quem tem facilidade em acumular água no ouvido;

Evitar uso prolongado de fones

A utilização de fones em viagem, por longos períodos, pode prejudicar a audição de maneira grave, além de causar dores de cabeça e zumbidos;

Mastigar pastilha elástica, se viajar de avião

As variações na pressão atmosférica que ocorrem durante uma viagem de avião podem provocar lesões no aparelho auditivo; deve fazer a descompressão naturalmente sempre que sentir o ouvido tamponado e evitar mastigar pastilha elástica.

Consultar um médico regularmente

Qualquer tipo de alteração na audição deve ser avaliado para evitar um dano grave. Qualquer altura do ano exige cuidados especiais com a saúde dos ouvidos, mas no verão ainda mais. O cumprimento destas dicas pode impedir o aparecimento de infeções nos ouvidos.

Não durma de cabelo molhado

O cabelo molhado pode provocar constipações e humidade nos ouvidos. Deve adormecer com o cabelo seco para o evitar

Evite a exposição ao ar condicionado

O ar frio diretamente nos ouvidos por provocar lesões na audição. Afaste-se dos ventiladores e mantenha os locais com uma temperatura fresca, mas não em excesso de forma a evitar dores de ouvidos e outras complicações que podem resultar em lesão auditiva.


bottom of page