top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Quake assinala aniversário do Terramoto de Lisboa de 1755

São 267 anos que nos separam da cidade de Lisboa tal como era antes da tragédia que decorreu a 1 de novembro de 1755, o dia que ficou marcado para sempre na história, não só de Portugal, mas da Europa e até do Mundo. Um dia que influenciou, profundamente, disciplinas tão distintas como a Filosofia, a Ciência ou a Arte.


O Quake – Centro do Terramoto de Lisboa é o espaço dedicado a este evento sísmico, que visa contar, através da combinação de história, ciência e entretenimento, o que foi este trágico desastre natural, assinalando esta data no mês de novembro e procurando mostrar o impacto e as consequências - económicas, sociais e políticas - que este tipo de eventos podem ter nos locais onde ocorrem, mas também como se perpetuam e contribuem para alterar o curso da história das diferentes geografias e comunidades que envolvem.


O Quake pretende, também, tornar novembro no mês que assinala a consciencialização para os terramotos e atividade sísmica no nosso País, com especial foco no marcante acontecimento de 1755. Para que os portugueses façam parte deste momento e assinalem esta data no dia e sítio certo, o Quake preparou um conjunto de sessões, a decorrer no dia 1 de novembro, que, transformadas numa experiência única, com atores que dão vida às personagens do século XVIII, ao som de música da mesma época tocada ao vivo, vão transportar todos para o trágico dia em que Lisboa tremeu e quase desapareceu.


Comments


bottom of page