top of page
  • Must Edição

Melhore a sua qualidade de vida com as dicas de Inês Tralha

Manter e/ou adotar hábitos de vida saudável é essencial para melhorar a qualidade de vida, contribuindo para um impacto positivo na saúde física e mental. Desde a prevenção de doenças e promoção do bem-estar até à redução do risco de morte prematura, as vantagens são inúmeras.



Assim sendo, se deseja melhorar a sua qualidade de vida, mas não sabe por onde começar, não se preocupe. A Inês Tralha, fundadora da Good Surf Good Love, treinadora de surf há 24 anos e professora de Educação Física, partilha algumas dicas para que possa viver melhor e de forma mais saudável:


Tenha uma boa alimentação: Ter uma alimentação equilibrada é fundamental para uma vida mais saudável. Aliás, a DGS estima que, entre 2020 e 2050, o excesso de peso e as doenças associadas possam contribuir para uma diminuição da esperança média de vida em 2,2 anos. Ou seja, tudo o que comemos tem impacto na nossa saúde, por isso, devemos evitar alimentos processados e apostar em alimentos mais naturais e o menos embalados possível, ricos em minerais, fibras e vitaminas. E, no meio de tudo isto, não se esqueça de beber água e evitar todo o tipo de refrigerantes.



Faça exercício regularmente: A atividade física regular é essencial para manter um corpo saudável. Entre as muitas opções possíveis, o surf tem-se destacado nos últimos anos e estima-se que haja 23 milhões de praticantes em todo o mundo. A modalidade contribui para o bem-estar, estimula o sistema imunitário, equilibra os níveis de serotonina e contribui para a redução do stress, além de promover um contacto próximo com a natureza, sendo que Portugal é um país particularmente propício para a prática do surf.



Tenha um sono de qualidade: O sono é muitas vezes descurado, mas uma boa noite de sono é essencial para uma boa qualidade de vida. Mais do que a quantidade de horas que dormimos, o que é realmente importante é a qualidade do sono, que ajuda na recuperação do corpo e da mente, dando-nos energia para enfrentar um novo dia.


Evite maus hábitos: Evite coisas que são prejudiciais à saúde como é o caso do tabaco, do álcool e do açúcar.


Faça check-ups regulares: Ir ao médico regularmente é muito importante para garantir que está tudo bem consigo e que está no caminho certo para uma vida saudável. Por isso mesmo, faça check-ups médicos e rastreios regulares e siga as orientações do seu médico.


Tire tempo para si: Aproveite para estar na sua companhia, sem se preocupar ou pensar em algo. Vá passear, apanhar ar puro e luz solar, leia um livro ou aproveite para tratar de si. Tirar tempo para estarmos connosco é essencial e irá, certamente, sentir-se melhor.


Lembrar de ser alegre e feliz a cada dia: Evite ambientes de stress, pessoas mais negativas e faça por melhorar a sua vida.



Inês Tralha


תגובות


bottom of page