• CarlaRibeiro

É fã de ramen?

Então, não deixe de conhecer o Ajitama Ramen Bistro, o mais recente projecto de António Carvalhão e João Ferreira, dois amigos aficionados do ramen que em 2017 abriram o Ajitama Supper Club – o primeiro supper club em Portugal especializado no prato mais consumido pelos japoneses.  

Após um ano e meio a servir jantares uma vez por semana em casa de António e perante uma lista de espera a crescer exponencialmente, os dois entusiastas do emblemático caldo japonês decidiram dar um passo em frente e abrir o seu próprio restaurante de ramen. O Ajitama Ramen Bistro fica na Avenida Duque de Loulé, 36, em Lisboa e abre as portas ao público já no próximo dia 5 de março. O prato rei! No Ajitama Ramen Bistro o ramen será uma vez mais o prato rei e os dois fundadores irão manter a sua premissa de proporcionar uma autêntica experiência gastronómica japonesa e empregar as técnicas artesanais que conferiam ao Ajitama Supper Club o seu reconhecimento e a sua distinção. Agora com uma formação de topo no currículo - pela melhor escola de ramen de Tokyo, a Rajuku -  e com a vantagem de poderem servir mais pessoas de cada vez, cinco dias por semana, António e João contam com uma carta mais alargada e com pratos exclusivos, onde se incluem entradas tipicamente japonesas, cinco variedades de ramen - incluindo uma opção vegetariana - sobremesas inspiradas em ingredientes japoneses e uma oferta de cocktails únicos e refrescantes, também eles inspirados no Japão.


Para todos os gostos e feitios No Ajitama Ramen Bistro há propostas de ramen para todos os gostos e feitios. A par com o ramen Shio,  a receita original do Ajitama Supper Club, e com o ramen Shoyu, o mais popular do Japão, surgem agora o Veggie, um opção de ramen vegetariana que também pode ser vegana, o Miso, que se assume como uma explosão de sabores, e ainda o Hakata Tonkotsu, o ramen mais intenso da lista e segundo os dois amigos, a especialidade da nova casa.


Cocktails para harmonizar Relativamente aos cocktails, outra grande aposta do Ajitama Ramen Bistro resultaram de uma parceria perfeita com a empresa Às de Copos, especializada em serviços de bar, que desenvolveu um conjunto de seis cocktails variados que além de integrarem ingredientes japoneses conseguem proporcionar a harmonia perfeita com os ramens. O Shochu, o Sake, o licor Midori e o Wasabi são alguns dos ingredientes usados nos cocktails exclusivos do Ajitama, que podem ser consumidos antes mas também durante as refeições.



Decoração em “foram de ovo”! O Ajitama Ramen Bistro tem capacidade para 36 lugares em mesa e ainda seis ao balcão, a forma mais japonesa de comer um ramen. No que à decoração do restaurante diz respeito, António e João quiseram recriar da melhor forma possível o ambiente vivido nos modernos e sofisticados restaurantes de Tóquio urbano, evidenciando ao mesmo tempo o elemento mais vincado do logotipo do Ajitama Ramen Bistro, o ovo Ajitama.  A forma do ovo inspira assim toda a organização e decoração do espaço sendo visível nas estruturas de madeira suspensas no tecto do restaurante, assim como na forma da própria cozinha e no balcão de serviço, entre outros detalhes de decoração do restaurante. O projecto foi desenvolvido pelo atelier de arquitectura, o JCFS Architects. Onde fica: Avenida Duque de Loulé, 36, Lisboa  

#must #revistamust #itmustbegood #ramen #gastronomia #japao #AjitamaRamenBistro #lisboa #saboresdojapao #ovo #caldo #taste #ajitama @it.must.be.good