• begoodmust

As receitas do Festival Gastronomia de Bordo de Peniche em livro

Com texto de Patrícia Borges, fotografia de  Nicolas Lemonnier, design de Pedro Dias e tratamento de imagem de Nuno Marques, esta obra está inserida no projeto Intermunicipal: Territórios com História: o mar, a pesca e as comunidades.  Nesta publicação do Município de Peniche, podemos encontrar as principais receitas de bordo e de mar divididas pelas diferentes artes de pesca, em função da espécie predominante em cada receita. 




Aproveite para experimentar os pratos servidos a bordo das embarcações nos restaurantes Xakra Beach Bar,  Entre Peniche Tapas, Bar Ambassador, Restaurante O Pedro - Peniche, Restaurante Sardinha, Tables, Prainha Restaurant, O Minhoto e Wine Bar que assumem o compromisso de garantir que as receitas e pratos correspondem à sua origem, amarrada às épocas e às técnicas de confeção tradicional.



Para memória futura, a chef Patrícia Borges compilou as principais receitas de bordo e de mar no  livro Gastronomia de Bordo - Peniche

Ao longo deste livro aborda-se a alimentação dos pescadores a bordo das embarcações. O porquê de consumirem determinados pratos e como é que estes passaram a integrar o património cultural da cidade de Peniche.


A Chef Patrícia Borges sublinha: “Quando pensamos em Gastronomia de Bordo associamos à alimentação feita pelos nossos pescadores, a bordo das embarcações, durante as jornadas de trabalho. Referimo-nos aos pratos que efetivamente possam ter nascido no mar pela pesca longínqua, a designada pesca das viagens, e pela pesca costeira.

Assim, no caso concreto de Peniche, a gastronomia a bordo nasceu da necessidade de os pescadores se alimentarem, aproveitando os recursos disponíveis. Estes pratos tradicionais eram feitos no mar mas também em terra, nas casas dos pescadores e nas tabernas.”


O livro conta também com uma reportagem fotográfica excecional em torno daqueles que fazem de Peniche um local único – os pescadores e estará à venda a partir do dia 2 de novembro, no Posto de Turismo de Peniche, Museu da Renda de Bilros de Peniche, no Centro Interpretativo da Atouguia da Baleia e a partir de alguns canais online.


#must#itmustbegood#revistamust #livro #gastronomia #culinaria #peniche #lovebooks #GastronomiadeBordo #pescadores #pesca #comidadospescadores #pratos #refeiçao #ChefPatríciaBorges #mar #casasdepescadores