• CarlaRibeiro

Reorganize a sua vida

Atualizado: 21 de Out de 2018

5 dicas para gerir melhor o seu tempo

A gestão do tempo é uma das maiores dificuldades do nosso dia a dia. Muitos de nós temos dificuldade em equilibrar o trabalho e a vida pessoal! Estabeleça prioridades, organize-se de forma eficiente para conseguir melhores resultados.

Mantenha os seus deadlines em ordem. Marque no seu calendário todos os prazos que tem que cumprir.

Para ajudá-lo a gerir melhor o seu tempo, deixamos-lhe algumas técnicas essenciais, de forma a aproveitar ao máximo todas as horas do seu dia. Não se esqueça que a gestão de tempo requer foco. Como tal, comece por remover todas as distracções possíveis e saiba quais são alguns dos desperdiçadores de tempo:

  • Na área da Comunicação: quantidade de e-mails diários, interrupções de colegas de trabalho e/ou o tempo que se passa nas redes sociais. 

  • Na área da Autodisciplina: desorganização pessoal, delegação ineficaz, falta de orientação para os seus objetivos, dispersão nas tarefas e procrastinação.

  • Na área da Organização: colegas com pedidos urgentes, autoridade confusa, informação tardia, incumprimento de prazos por terceiros.

Estratégias a cumprir


1. Faça seu tempo contar.

Todos os dias fazemos coisas que, embora pareçam importantes, na verdade trazem pouco valor à nossa vida. Estude as suas rotinas e registe-as, conte quantas horas gasta com as suas atividades rotineiras, até mesmo nas coisas mais pequenas como a alimentação e o trajeto para o trabalho. Não se esqueça, cada hora do seu dia conta.


2. Determine quantas horas por dia vai gastar com cada atividade.

Quanto tempo irá dormir, quanto tempo dedica à leitura, quanto tempo vai trabalhar em determinado assunto? Determine quantas horas por dia vai gastar com cada atividade. Programe o seu horário e aí irá perceber quantas horas desperdiça e quantas são bem aproveitadas. 


Apesar de ser importante planear, não devemos transformar a gestão de tempo em algo "pesado", não gerimos tempo mas sim prioridades

3. Planeie a sua semana.

Faça um esquema com tudo o que vai fazer todos os dias. Reserve o espaço de tempo necessário para cada atividade e coloque tudo no papel. Seja meticuloso, não se esqueça de nada. Desde a hora a que acorda, ao tempo que demora a vestir-se, o percurso até ao trabalho, contemple também algum tempo para "imprevistos".


4 Organize-se de forma eficiente.

Mantenha os seus deadlines em ordem. Marque no seu calendário todos os prazos que tem que cumprir. Tenha-os sempre em vista e lembre-se deles quando planear a semana.

Tenha em consideração o seu ciclo biológico de energia na organização dos seus horários, (na medida do possível), dedicando as suas horas mais produtivas, aos trabalhos mais importantes.


Atualmente existem várias aplicações (apps) como, por exemplo, a “Eisenhower” que é uma ferramenta útil e que pode ajudá-lo no seu dia a dia.

5. Seja rigoroso e cumpra o seu horário!

Tenha foco e disciplina. Talvez no início seja difícil, mas com rigor e bom senso irá conseguir. Guarde sempre algum tempo para si e tire umas horas na semana para relaxar. Recarregar as energias é extremamente importante para ter uma maior produtividade nos momentos de maior pressão. 

Pratique uma atividade fisica para recarregar baterias

Tome Nota! 

Use a Matriz de #Eisenhower para organizar as suas tarefas de forma simples. Separe-as com base em quatro quadrantes: 

  1. Urgente e importante. O primeiro quadrante serve para colocar as tarefas que são urgentes e importantes. Estas devem ser executadas com prioridade. 

  2. Importante, mas não urgente. Neste quadrante, deixam-se as tarefas importantes, mas que não são urgentes. É aqui que deve investir a maior parte do seu tempo, pois estas tarefas servem para atingir objetivos a longo prazo. 

  3. Urgente, mas não importante. Já alguma vez sentiu que colocou demasiada importância em algo desnecessário? O terceiro quadrante mostra a importância de aprender a delegar. Por exemplo, se estiver a trabalhar no meio de um projeto e o telefone toca, se calhar não é importante atendê-lo e pode delegar essa tarefa a outra pessoa. 

  4. Nem urgente, nem importante. Se possível, evite as tarefas deste quadrante. Na maior parte da vezes, significam desperdício de tempo e podem ser eliminadas. Ao eliminá-las, conseguirá mais tempo para investir no que realmente é importante para si.


Algumas tarefas não são urgentes nem importantes. como, por exemplo, assistir a programas de televisão que já viu ou perder tempo nas redes sociais apenas para se distrair.


Bibliografia: Manual de Gestão de Tempo e Organização de Trabalho, pela Formadora Dra. Ana Sousa

Webgrafia: https://www.montepio.org/ei/pessoal/gestao-diaria/melhor-gestao-do-tempo/


#must #itmustbegood #revistamust #lifestyle #timemanagement #bemestar #autoajuda #mylife #happpylife #productivity #success #time #goals #work #motivation #notes #taskmanagement  #instatime #instatips #instamanagement #instawork #instabusiness #instalife #instablog #Eisenhower #Eisenhowermatrix @it.must.be.good