• CarlaRibeiro

Um restaurante “escondido” à beira rio!

Conhecer o restaurante O Escaroupim foi uma agradável surpresa. Fica num sítio fantástico, mesmo junto às margens do Tejo. Aqui é possível desfrutar de uma típica refeição e ao mesmo tempo contemplar as águas do rio e os barcos que por ali passam.

O Escaroupim é um restaurante em madeira que fica quase em cima do rio Tejo e com uma vista deslumbrante

 Em Portugal há sítios magníficos e em locais pouco previsíveis. Por vezes, há muito boas surpresas. Foi o que aconteceu com O Escaroupim, um restaurante, todo em madeira, “escondido”,  com uma soberba varanda, muito perto de Salvaterra de Magos, mais precisamente em Escaroupim, uma típica aldeia de pescadores recuperada pela população e município e que tem por bom vizinho o rio Tejo.

Por esta região ribatejana passam barcos, gentes da terra que aproveitam os dias de calor para dar um mergulho, fazer passeios em barcos insufláveis ou simplesmente nadar no meio da natureza.

A surpresa continua com as iguarias que são apresentadas. Para começar, as entradas são deliciosas como é o caso das enguias em escabeche, empada de perdiz, pastéis de bacalhau, salada de grão com bacalhau e a sopa de peixe com pão frito. 

De referir que a carta é baseada nos produtos das estações e naquilo que o rio dá.  As enguias fritas ou em ensopado são duas especialidades da casa, bem como, na época, o sável e a lampreia.  

O bacalhau assado com batatas a murro vem acompanhado por um magusto ribatejano (um acompanhamento inventado há muitos anos na região do Ribatejo, com o intuito de aproveitar sobras de pão ou broa, couves, feijão frade e até batatas cozidas) e um torricado (pão grelhado com azeite e alho).  


Todo o repasto foi acompanhado por vários vinhos brancos do Tejo, da casta Fernão Pires.

O final foi “coroado” por um sorvete artesanal feito com uvas Fernão Pires da Pascoalini. Uma verdadeira tentação!

Aconselha-se marcação prévia para garantir a sua mesa.


Onde fica:

Largo dos Avieiros , Escaroupim, Salvaterra de Magos, Santarém

Tel.: 263 107 332

escaroupim@gmail.com


Créditos: V.E.

#must #revistamust #itmustbegood #escaroupim #restauranteoescaroupim #salvaterrademagos #riotejo #gastronomia #portuguesegastronomy #restaurant #ribatejo #vinhosdotejo #winesoftejo #avieiros #vistaparaotejo #tejo #tejolovers #santarem @it.must.be.good