A partir dos 30 anos começam a aparecer os primeiros sinais de envelhecimento da pele. É um processo natural e gradual, mas que, com os devidos cuidados, pode ser retardado! A Skin Boutique revela quais são e como as pode retardar com pequenos gestos diários.
As rugas são um dos principais sinais de envelhecimento da pele e um dos que mais afeta a autoestima das mulheres. Surgem com a idade, pela diminuição dos níveis de colagénio, elastina e ácido hialurónico, que provoca a perda de elasticidade e a capacidade de regeneração rápida da pele.
As rugas são divididas em dois grandes grupos, com base na sua profundidade e visibilidade:
Dinâmicas: Também conhecidas como linhas de expressão, são os primeiros sinais a serem identificados e apenas são perceptíveis com os movimentos faciais. Com o passar dos anos, se não forem tratadas, podem tornar-se estáticas, sendo visíveis mesmo sem fazer qualquer expressão facial.
Estáticas: Marcam presença no rosto mesmo quando não existem movimentos faciais. As causas para estas marcas mais vincadas são a perda de colagénio e a diminuição da espessura das camadas que compõe a estrutura elástica da pele.
Conheça as mais comuns Dentro das rugas dinâmicas e estáticas, existem tipos de rugas que se revelam com maior naturalidade. Para que os possa identificar, selecionamos os 5 tipos de rugas mais comuns:
1. Linhas de Expressão
As linhas de expressão são visíveis em todas as pessoas ao sorrir, falar, franzir a testa… No entanto, com o avançar da idade, as linhas causadas pelos movimentos repetitivos e de contração dos músculos persistem, mesmo quando o rosto está em repouso. Tornam-se, assim, cada vez mais evidentes até se tornarem definitivas, sendo um dos primeiros grandes sinais de envelhecimento da pele.
2. Pés de Galinha
Assim como as linhas de expressão, os pés de galinha fazem parte do grupo das rugas dinâmicas. Estas marcas surgem à volta dos olhos e partem do seu canto externo em direção à testa, orelha e maçãs do rosto, assemelhando-se a um pé de galinha. Também estão associadas aos movimentos faciais e à flacidez do rosto.
3. Sulcos Nasogenianos
O bigode chinês, também conhecimento como sulcos nasogenianos, faz parte do grupo das rugas estáticas. Estas estendem-se dos cantos do nariz até às extremidades dos lábios. É um dos tipos de rugas mais comuns e manifesta-se devido à falta de elasticidade da pele, aumento da flacidez e predisposição genética. Estão fortemente ligadas à perda progressiva de colagénio e à diminuição do volume de gordura natural do rosto.
4. Código de Barras
As linhas que se formam à volta dos lábios são conhecidas por código de barras ou rugas perilabiais. Surgem, principalmente, pela contração persistente da região da boca e lábios. Ao longo do tempo, a perda de volume e de sustentação da pele vai expondo estas marcas.
5. Linhas de Marioneta
As linhas de marioneta são visíveis na região entre os ângulos labiais e o queixo. Como acontece com as outras, são intrínsecas ao envelhecimento da pele, sendo uma consequência da perda de elasticidade e firmeza da pele. A sua origem pode também ser associada à exposição a fatores ambientais.
É possível retardar o aparecimento destes sinais do tempo?
Apesar de fazerem parte do processo de envelhecimento natural da pele, há formas de retardar estas marcas! Garantir uma rotina de cuidados diários e um estilo de vida saudável, ajuda a manter a qualidade da pele e a adiar os primeiros sinais de envelhecimento.
Deixamos-lhe aqui algumas boas práticas que deve procurar cumprir:
1.Aplicar protetor solar todos os dias;
2. Usar um hidratante adequado para o seu tipo de pele;
3. Praticar exercício físico (idealmente, cerca de 3 vezes por semana);
4. Beber 1,5 a 2 litros de água por dia;
5. Ter uma alimentação saudável e equilibrada;
6. Não fumar;
7. Cumprir uma boa noite de sono (geralmente, aprox. 8 horas).
Apesar destes hábitos serem essenciais para manter uma pele bonita e bem cuidada, existem alguns tratamentos que podem ajudar a retardar ou a atenuar as rugas. Fique a conhecer os tratamentos da Skin Boutique aqui e que oferecem resultados clinicamente comprovados e sem período de recuperação!
Comments