• CarlaRibeiro

Riviera: o primeiro hotel de luxo de Cuba e dos gangsters

A sua belíssima localização converteu-o num dos preferidos pelos turistas estrangeiros, sobretudo porque ainda conserva o seu estilo clássico e estilo dos anos 50, daí ter sido já declarado como Monumento Nacional, 18 de Abril de 2012.

A sua belíssima localização converteu-o num dos preferidos pelos turistas estrangeiros, sobretudo porque ainda conserva o seu estilo clássico e estilo dos anos 50, daí ter sido já declarado como Monumento Nacional, 18 de Abril de 2012.



A sua construção iniciou-se em 1956 e a decoração esteve a cargo de Albert Carvin and Company e do arquitecto Igor Polevitsky de ‘Polevitsky and Johnson’. Foi baptizado com o nome de Riviera porque recordava a famosa Riviera Francesa.



A construção do edifício esteve a cargo do gangster Meyer Lansky e do então presidente cubano Fulgêncio Batista, com quem mantinha algumas relações de negócios.   


O Hotel Riviera é o cenário perfeito para desfrutar deste país único da forma mais autêntica. Situado em frente ao mar, com serviços e acomodações que tornarão a sua estadia inesquecível, é o hotel onde encontra a verdadeira essência de Havana.

Contudo, ambos tiveram que fugir de Cuba deixando para trás todos os seus sonhos de fortuna, pois o Riviera era, por essa altura, o centro da máfia e dos jogos de azar de Havana.

Segundo algumas investigações arquitectónicas, a sua original estrutura esférica ao lado do edifício principal, pintado em cores vibrantes, foi uma vez um casino, acusticamente desenhado e projectado para que o som das fichas, das máquinas e das slots machines se escutassem no hotel e seduzissem os clientes para o jogo.  


Único e inimitável, o Hotel Habana Riviera by Iberostar abre-lhe as portas de um dos lugares com mais história da capital cubana: foi declarado Monumento Nacional e está decorado com obras de grandes artistas como Florencio Gelabert.

Foi Inaugurado a 10 de Dezembro de 1957, com a apresentação de uma peça de teatro musical apresentada no Cabaret Copa Room , da qual Ginger Rogers fazia parte, assim como os comediantes Abbot e Maurice Costello e o cantor Vic Damonte, sob a direcção de Jack Cole.


Curiosidades

  • O hotel foi benzido pelo Cardeal Monsenhor Manuel Arteaga. 

  • A prancha da piscina actual é ainda a original. 

  • Foi o primeiro hotel do mundo a ter ar condicionado central.

  • Foi o hotel escolhido por importantes figuras das mais variadas áreas, entre elas estrelas de cinema de grande prestígio internacional.

  • É uma das jóias arquitectónicas da capital cubana, espaço perfeito para se hospedar numa cidade repleta de múltiplos encantos.

Créditos: V.E.

https://www.iberostar.com/pt/hoteis/la-habana/habana-riviera-by-iberostar


#must #revistamust #itmustbegood #havana #cuba #hotelriviera #hotelaria #hotels #hoteles #vivacuba #travel #musttravel #cubatravel #havanamaravilhosa

@it.must.be.good