top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

O que é a rosácea?

A rosácea é uma condição crónica da pele, que se manifesta através de vermelhidão persistente ou transitória (eritema), edema, pequenos vasos dilatados à superfície da pele (telangiectasias) ou borbulhas com e sem pus (pápulas e pústulas). Outra característica é a alteração da conformação do nariz, apresentando-se mais volumoso e deformado, podendo estender-se também às bochechas, testa ou queixo.


Artigo de opinião de Joana Cruz

Farmacêutica e membro da equipa de Dermofarmácia Holon




Uma vez que atinge a zona do rosto, a rosácea tem um impacto negativo profundo na qualidade de vida, autoestima e bem-estar da pessoa. O diagnóstico e a classificação da rosácea têm por base a presença de, pelo menos, uma destas manifestações fimatosas ou de eritema centrofacial persistente. Na sua ausência, este é feito mediante a avaliação das manifestações cutâneas e dos fatores desencadeantes.


Existem diversos fatores que agravam a rosácea:

- Calor;

- Frio;

- Exercício físico;

- Exposição solar;

- Ingestão de comida picante;

- Álcool;

- Stress;

- Alterações hormonais (ex. Menopausa);


Quando chega o verão, a rosácea tende a manifestar-se de forma mais severa. A pele, mais exposta ao aumento da temperatura e à intensidade dos raios solares, acaba por ficar mais sensível aos fatores potenciadores de vasodilatação. As boas notícias é que existem medidas que podem ajudar a atenuar ou prevenir sintomas, tais como:

- Utilização de produtos adequados a pele sensível e, preferencialmente, específicos para pele com rosácea (rotina de higiene, hidratação e proteção da pele);

- Aplicação diária de protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) elevado;

- Evitar exposição direta aos raios solares, privilegiando a utilização de chapéu de abas largas ou boné;

- Tomar banho com água tépida e ter em especial atenção à temperatura da água na lavagem do rosto;

- Evitar alterações bruscas de temperatura, como na utilização de ar condicionado - para além de alteração na temperatura da pele, potencia a sua desidratação;

- Evitar ingestão de bebidas alcoólicas, bebidas com cafeína e comidas muito condimentadas;

- Reforçar a ingestão de água;

- Evitar exercício físico intenso e em condições extremas de temperatura;

- Evitar stress, tentando manter um estilo de vida saudável e equilibrado.


O tratamento da rosácea depende das características das manifestações, grau de severidade e impacto. Não é uma doença contagiosa e, embora não tenha cura definitiva, o tratamento adequado permite melhorar de forma significativa o sintomas.

Se já lhe foi diagnosticada rosácea ou se algum destes sintomas lhe soaram familiar, relembramos que as Farmácias Holon disponibilizam um serviço de Dermofarmácia.


bottom of page