top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Siga a Rota dos Vinhos de Lisboa

A Região de Lisboa reúne características agroclimáticas únicas que permite a produção de uma gama de vinhos excecional, apreciados um pouco por todo o mundo e galardoados com alguns dos mais prestigiados prémios nacionais e internacionais. Desde os vinhos de Colares, aos licores de Carcavelos, passando pelos moscatéis de Setúbal e terminando nos brancos de Bucelas, em Lisboa não faltam opções para quem gosta de apreciar um bom vinho.


A norte do Tejo, a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) sugere a Rota dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares. Caracterizada pela beleza natural da região, esta rota oferece aos seus visitantes a oportunidade de apreciar o melhor dos sabores vinícolas e gastronómicos locais, rodeados por vales e desfiladeiros, desde o rio Tejo até ao mar, onde história e culturas locais se cruzam numa viagem ecoturística única. Entre amigos ou apaixonados, esta rota convida a conhecer uma grande variedade de vinhos que vão dos tintos de Colares, envelhecidos em madeira, aos brancos frutados ou espumantes de Bucelas, até ao ambivalente vinho generoso de Carcavelos que pode ser bebido como aperitivo ou até como digestivo, oferecendo assim opções para todos os gostos e paladares. Em Bucelas, a Quinta da Romeira, o Chão do Prado e a Casa da Nossa Senhora da Paciência, ou em Carcavelos a Adega Casal da Manteiga e a Adega do Palácio Marquês de Pombal até Colares com a Quinta Vale da Roca e a Quinta de San Michel, são excelentes opções para uma tarde bem passada pela região.


Já a sul do rio Tejo, os apreciadores de vinho são convidados a conhecer a Rota dos Vinhos da Península de Setúbal. Conhecida pela tradição secular vinícola, a região oferece uma paleta diversificada de vinhos, que aliam a qualidade ao património e a beleza do território à enogastronomia. A Rota de Vinhos da Península de Setúbal, localizada nos concelhos de Palmela, Setúbal e Montijo, integra as adegas em roteiros únicos de descoberta de sabores, do património e da natureza da região. Por Terras de Santiago, Terras da Arrábida, Terras do Sado, Terras de Colonos, Ferroviários e Antigas Devoções, Terras da Baía dos Golfinhos até ao Jardim das Vinhas são muitas e diferentes as opções de rotas de vinhos na região além do Tejo.


Estas rotas fazem da Região de Lisboa o destino perfeito para quem procura despertar todos os sentidos numa viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições e cultura das localidades produtoras daquele que é tão bem conhecido por néctar dos Deuses.


Comments


bottom of page