• CarlaRibeiro

Rum do chef Ljubomir ganha prémio!

Refugees Rum, o rum criado pelo chef Ljubomir Stanisic em parceria com a Zimbro - Li cores Serrano, foi distinguido com a Medalha de Bronze na International Wine and Spirits Competition (IWSC) 2019.



Lançado no final de 2018, este rum nascido na Serra da Estrela registou um total de 89 pontos, a pontuação máxima dentro da categoria Bronze, neste que é um dos concursos mais importantes na área.



Em funcionamento há 50 anos, o IWSC tem por objecvtivo premiar a excelência nos vinhos e bebidas espirituosas. Para garantir a isenção do processo, cada referência submetida a concurso é avaliada através de prova cega, por um conjunto de mais de 400 júris de mais de 30 países diferentes, que podem provar um máximo de 65 referências por dia.

Este rum não esconde as “marcas” da vida Feito a partir de cana de açúcar - originária da Síria, na antiga Pérsia –, envelhecido durante dois anos nos armazéns da Licores Serrano, na Serra da Estrela, o Refugees Rum é o resultado de um blend assinado por Ljubomir Stanisic. Este rum não esconde as “marcas” da vida. Pelo contrário, mostra-as com orgulho. Migrou ao longo do mar Mediterrâneo até ao sul de Espanha e chegou finalmente a Portugal onde encontrou refúgio, porto de abrigo. Os seus aromas revelam as suas paragens: nas barricas de carvalho francês onde antes estagiou ginja bem portuguesa, nas barricas que antes guardaram vinho do Douro. É um espirituoso com madeira nobre dentro, com doçura, elegância e subtileza.



A produção foi limitada a 1454 garrafas numeradas (entretanto esgotadas) e parte do valor das vendas reverteu a favor da JRS – Serviço Jesuíta aos Refugiados, uma instituiçãode acolhimento e apoio a refugiados em Portugal.

É uma garrafa com muitas viagens dentro. Da cana-de-açúcar que dá origem à bebida. Do homem que a mistura. Dos refugiados que lhe dão o mote. É flor da vida - de alma muito portuguesa. A segunda edição do Refugees Rum está já em desenvolvimento.

#must #revistamust #itmustbegood #rum #RefugeesRum #bebida #premio #InternationalWineandSpiritsCompetition #chefLjubomirStanisic #medalhadebronze @it.must.be.good