• CarlaRibeiro

Sakura

Este romance leva-nos de Paris ao Japão pela mão de Van Gogh. Matilde Asensi – que o El País designa como a “rainha do bestseller” – pegou na história verdadeira do quadro Retrato do Doutor Gachet, de Van Gogh, para criar uma aventura de leitura compulsiva.

Sakura, de Matilde Asensi, Esfera dos Livros

Em 1990 o Retrato do Doutor Gachet, de Van Gogh foi comprado pelo milionário japonês Ryoei Saito, pelo valor recorde de 82 milhões e 500 mil dólares. Descontente com o governo do seu país pelos impostos que lhe foram cobrados pela compra do quadro, Saito anunciou numa conferência de imprensa que quando morresse a obra seria cremada consigo (para libertar os filhos da obrigação dos impostos sucessórios). Depois da sua morte, em 1996, não se voltou a saber do paradeiro do quadro. Um mistério que fez correr muita tinta e deu azo a todo o tipo de especulações.

Sob o comando do japonês Ichiro Koga, a enfermeira Odette, o galerista Hubert, o artista urbano Oliver, a pintora e galerista online Gabriella e o faz-tudo John viajam pelo Japão, enfrentando perigos e decifrando enigmas que os levam em busca do quadro. Pelo caminho criam laços inquebráveis que mudarão as suas vidas. Em Sakura, romance baseado na história verídica da compra da obra de Van Gogh pelo milionário Ryoei Saito, as tradições da cultura nipónica entrelaçam-se com a pintura impressionista, as gravuras ukiyo-e e a arte urbana, as cores têm a força dos seus protagonistas e a extraordinária presença da cerejeira em flor, sakura, surge como uma metáfora da beleza e da fugacidade da vida. #must #revistamust #itmustbegood #sakura #romance #VanGogh #MatildeAsensi #paris #japao #livro #book #leitura #read #lovebooks #aventura #esferadoslivros @it.must.be.good