top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

À descoberta de Samaná: o destino perfeito para acabar com a ansiedade e o stress!

Samaná convida-o a mostrar a sua melhor versão. Este paraíso, ainda desconhecido para muitos e longe do turismo massificado, é um dos grandes tesouros da República Dominicana.

A Soltour e o grupo Bahia Principe Hotels & Resorts apresentaram, juntamente com o ator Hugo Silva, o destino Samaná, um paraíso por descobrir. Um destino que combina sol e as melhores praias com uma natureza exuberante, autenticidade, história e gastronomia; a forma ideal de trazer ao de cima a sua melhor versão.



Localizada na costa noroeste das Caraíbas, irradia paisagens incríveis, que combinam praias selvagens, plantações de coqueiros, selvas tropicais... Verdadeiros postais de sonho que lhe valeram um lugar entre as mais belas baías do mundo para a UNESCO e a sua classificação como um dos paraísos do ecoturismo mundial.


Um esplendor que todos os anos, entre os meses de janeiro e março, recebe a visita de mais de 3000 baleias-jubarte que elegem as suas águas costeiras quentes para acasalar. Espetáculos naturais, tais como o Parque Nacional de los Haitises – uma das maiores reservas naturais das Caraíbas –, tesouros escondidos como a cascata Salto El Limón ou a famosa Playa Rincón, que a Soltour Travel Partners, líder em Portugal e Espanha no segmento de férias e parte da Soltour, uma empresa de turismo espanhola com mais de 40 anos de história, coloca ao alcance de qualquer viajante.


A Soltour e o grupo Bahia Principe Hotels & Resorts apresentaram, juntamente com o ator Hugo Silva, o destino Samaná, um paraíso por descobrir



Um sonho tornado realidade. Uma viagem que transformará qualquer viajante e que será recordada para sempre, também graças à simpatia do povo de Samaná que faz qualquer um sentir-se em casa, tal como a hospitalidade e o conforto dos hotéis da cadeia Bahía Príncipe. O ponto de partida perfeito para combinar conforto e relaxamento com aventura.

Samaná oferece um vasto número de atividades: desde passeios a cavalo ou tirolesa pela selva, snorkeling ou pesca, caminhadas ou simplesmente descobrir a cultura e a gastronomia locais enquanto se passeia pelas ruas da cosmopolita Las Terrenas, pela calçada de Santa Bárbara de Samaná ou pela encantadora aldeia piscatória de Las Galeras.




O poder terapêutico das viagens



Viajar reduz a ansiedade e o stress, ajuda-nos a resolver problemas e a sair da nossa zona de conforto, desperta-nos a curiosidade, aumenta a autoestima, mas, acima de tudo, mostra-nos a melhor versão de nós mesmos. Estes são apenas alguns dos benefícios que a psicóloga Ana Belén Medialdea destacou a respeito das viagens.


Segundo a psicóloga Ana Belén Medialdea, viajar traz inúmeros benefícios, tanto a nível pessoal como psicológico. Mas o que nos leva a viajar? A necessidade de nos desligarmos da rotina ou dos problemas, a necessidade de nos ligarmos a nós próprios, a procura de relaxamento, lazer, adrenalina, conhecer outros lugares. "A realidade é que, hoje, a maioria das pessoas gosta de viajar e, independentemente das nossas preferências ou motivações, sentimos a necessidade porque nos ligamos aos benefícios que viajar aporta."


Benefícios que as viagens nos trazem

A psicóloga e autora de livros como "Amargarte la vida depende de ti" salienta que um dos principais benefícios de viajar reside no facto de que é bom para o nosso cérebro, porque "quando aumentamos a nossa atividade física ou fazemos atividades que são agradáveis e de que gostamos, libertamos substâncias químicas no nosso cérebro chamadas endorfinas. As endorfinas ajudam-nos a reduzir o cortisol e, portanto, o stress e a ansiedade e dão-nos a conhecida sensação de bem-estar. Novas paisagens, aromas, culturas diferentes fazem o nosso cérebro criar um mapa mental do novo lugar onde estamos e isto ajuda a estimular o nosso cérebro. Está cientificamente provado que estimular o nosso cérebro ajuda a adaptarmo-nos mais facilmente a novas situações e torna-nos mais criativos. Faz com que tenhamos de viver mais o momento presente e esquecer os nossos problemas ou preocupações”.


Além disso, viajar impõe frequentemente uma série de desafios: as deslocações, costumes diferentes, a língua, a comida. Mas Ana Belén Medialdea defende que se deve encará-los como uma oportunidade. "Eles ajudam-nos a aumentar a nossa capacidade de resolver problemas, de sair da nossa zona de conforto e de reforçar a nossa autoestima, pois não há nada melhor para aumentar a nossa autoconfiança do que enfrentar situações a que pensávamos não ser capazes de responder". Ao mesmo tempo, a psicóloga assegura que viajar obriga a relacionarmo-nos com outras pessoas, aumentando as nossas capacidades sociais e representando a melhor solução para nos libertarmos de preconceitos e estereótipos. O facto é que viajar permite-nos ganhar perspetiva sobre quem somos e o que realmente queremos nas nossas vidas, e a isto "devemos acrescentar que viajar nos ajuda a construir memórias e a escrever as nossas sensações ou emoções, o que, juntamente com as fotografias, cria uma fonte de futuras recordações e histórias para contar. Viajar traz-nos mais felicidade do que comprar qualquer coisa. As recordações e as experiências acabam por se tornar tesouros que guardamos para sempre na memória do nosso coração e que nos ajudarão a explorar a melhor versão de nós próprios”.



Como podemos aproveitar ao máximo a nossa viagem? Conheça as 6 recomendações da psicóloga Belén Medialdea


1. A duração da viagem é a primeira das premissas: tentar fazer com que a viagem dure pelo menos uma semana, pois “os primeiros dias são normalmente um período de adaptação e, por vezes, é difícil desligarmo-nos das nossas obrigações a 100%".


2. Escolher um lugar que realmente nos atraia e que desperte a nossa curiosidade é também fundamental para que possamos desfrutar da viagem.


3. Saber delegar e deixar algum espaço para a improvisação. Uma das coisas que nos pode causar stress é quando nos preparamos para uma viagem. Aprender a delegar pode ajudar a reduzir os nossos níveis de ansiedade. Não temos de assumir a responsabilidade de organizar tudo, a menos que seja algo que nos fascine ou que aguardemos com expectativa. Recorrer a um operador turístico como a Soltour para o fazer por nós pode trazer diversos benefícios.


4. O voo pode ser mais um momento de stress. No sentido de contrariar isso, é uma boa opção levar um caderno de notas para que, nesses momentos em que o medo aparece, possamos escrever tudo o que sentimos. Ao escrever desligamos a parte emocional do cérebro e ligamos a parte racional.


5. Viver a viagem de forma consciente, evitar seguir um horário à risca e evitar a fadiga física. Permita-se a mudar o seu ritmo habitual, a desligar-se e a desfrutar de cada momento.


6. Levar connosco um caderno ou diário de viagem no qual possamos anotar todas as aprendizagens, surpresas e sentimentos que a experiência nos traz. Viajar ajuda-nos a construir recordações; e escrever as nossas sensações ou emoções, juntamente com fotografias, ajudar-nos-á a criar uma fonte de futuras memórias e histórias para contar. Viajar traz-nos mais felicidade do que comprar qualquer coisa. As recordações e experiências tornam-se tesouros que guardamos para sempre na memória do nosso coração. Viajar é uma oportunidade para mostrar a melhor versão de si.

bottom of page